No último ano e meio, a pandemia de covid-19 fez com que o torcedor brasileiro se acostumasse a assistir aos jogos de seu time do coração pela televisão ou ouvindo o rádio. Com pequenas exceções, que envolveram Flamengo e Atlético-MG em alguns jogos pela Libertadores, os clubes mandaram suas partidas com portões fechados e arquibancadas vazias. Esta realidade, porém, está prestes a mudar.
Com o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite, na noite desta sexta-feira (3), foi autorizado o retorno de público aos estádios do Rio Grande do Sul. Porém, a liberação vem acompanhada de um protocolo sanitário que deverá ser respeitado por todas as partes.
A dupla Gre-Nal poderá receber público em seus jogos a partir de agora?
Não. Buscando um maior equilíbrio entre os participantes do Brasileirão, a CBF definiu que só irá deliberar sobre o tema quando todos os governos locais que têm clubes envolvidos na competição autorizarem o retorno da torcida. Assim, a mesma imposição se dá para o Juventude, que também disputa a Série A, além de Brasil-Pel na B, Ypiranga e São José na C, Caxias, Aimoré e Esportivo na D.
Na Copa do Brasil, que é torneio de mata-mata, a orientação da entidade nacional é que os clubes permitam o acesso de público apenas se o adversário também estiver liberado. Neste caso, o único participante gaúcho é o Grêmio que, fará o duelo de volta contra o Flamengo, pelas quartas de final, no dia 15 de setembro. No jogo de ida, a equipe gremista foi derrotada por goleada de 4 a 0.
Quais estádios já poderão ter torcida nas arquibancadas?
Em um primeiro momento, o decreto do Governo do Rio Grande do Sul influencia apenas nas competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Ou seja, a Divisão de Acesso, equivalente à segunda divisão estadual, deverá ser a primeira competição a receber público.
Terá limitação de pessoas nos estádios?
A principal medida do decreto diz respeito à limitação do público para 40% da capacidade de cada setor do estádio, mas com limite máximo de até 2,5 mil pessoas. Ou seja, Arena do Grêmio e Beira-Rio, por exemplo, não podem exceder este número.
Como será a venda de ingressos?
A orientação dada é para que os clubes vendam os ingressos pela internet, para evitar aglomerações nas bilheterias. Porém, no caso das equipes do interior do Estado, a venda poderá ocorrer de forma presencial, desde que realizada de forma antecipada.
Será exigido algum exame para ingressar no estádio?
Não. A FGF até chegou a sugerir que fosse exigida a carteira de vacinação, comprovando o recebimento das duas doses ou dose única da Janssen contra a covid-19. No entanto, no decreto publicado pelo governo do Estado, não há qualquer referência neste sentido.
Os torcedores poderão ficar em qualquer setor do estádio?
Uma vez dentro do estádio, os torcedores deverão permanecer exclusivamente sentados, respeitando o distanciamento de um metro entre si. Além disso, eles serão espalhados por diferentes setores. Da mesma forma, poderão circular até o banheiro, desde que não causem aglomerações.
Será preciso usar máscara durante os jogos?
Sim. Esta é uma das exigências que constam no decreto do Governo do Estado. Não será permitido que os torcedores retirem as máscaras nas arquibancadas.
Quem irá fiscalizar a realização dos protocolos sanitários?
A fiscalização dos protocolos ficará a cargo das prefeituras e dos próprios clubes, que deverão colocar monitores para orientar os torcedores para que permaneçam sentados e utilizando a máscara, evitando aglomerações.
Os clubes podem ser punidos se houver desrespeito aos protocolos sanitários?
No caso das competições estaduais, os protocolos sanitários se tornarão parte do regulamento. Assim, quem descumprir o regulamento poderá ser denunciado ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) ou Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), sujeito a punições. No atual Código Brasileiro de Justiça Desportivo (CBJD) não há tipificações relacionadas à pandemia. Mas Náutico e Operário já foram multados em R$ 7,5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, porque seus atletas se recusaram a usar máscara corretamente.