A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) organizou e realizará, a partir deste sábado (18), o quarto Campeonato Gaúcho Feminino. Será a primeira edição do torneio sob a gestão de Gabriela Luizelli, ex-jogadora e diretora do departamento de futebol feminino na FGF. Ela ressalta que seu trabalho é mirando médio e longo prazo para o desenvolvimento da modalidade, tendo em vista que os times e a profissionalização ainda estão se consolidando no país inteiro.
— Viemos com um atraso de no mínimo 40 anos em relação ao masculino, porque o futebol feminino era proibido aqui no Brasil. Lutamos contra todo um preconceito e barreiras da sociedade brasileira, que atrasaram a modalidade. Vamos chegar ao patamar do masculino, não de valores, mas de sustentabilidade e girar uma economia — pontua Gabriela.
A intenção dela para este Gauchão é dar ainda mais visibilidade à disputa. O foco do departamento de marketing da FGF está nas redes sociais, com uma cobertura diária apresentando histórias e personagens do futebol a nível estadual. Todas partidas serão transmitidas ao vivo pela plataforma da federação, e a final deve ser mostrada na RBS TV, assim como foi em 2020.
— Queremos valorizar cada vez mais a competição e as meninas que disputam ela — resume.
No ano em que Grêmio e Inter fizeram suas melhores campanhas na primeira divisão do Brasileirão Feminino, Gabi diz que esse crescimento se reflete também em âmbito regional. Times como o Brasil de Farroupilha, que está na Série A2, e demais clubes com menor expressão também se sentem motivados a melhorarem o desempenho para enfrentar as equipes da Capital:
— A Dupla mostrou evolução, não só pelos resultados. Vimos nitidamente a caminhada dos dois times. Um puxa o outro, e a Dupla puxa o interior que também quer fazer bonito. É importante que exista essa competitividade entre a Dupla e o interior.
Tanto Arena quanto Beira-Rio já receberam autorização da prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado para realizarem jogos com até 2,5 mil pessoas nas arquibancadas. A FGF estipula um limite menor para as competições regionais, de 800 torcedores. Para que o primeiro jogo seja realizado durante a pandemia com torcida em Porto Alegre, no entanto, Grêmio e Inter precisam cumprir requisitos de segurança sanitária que ainda não foram apresentados para as estreias.
O Gauchão Feminino 2021 começa neste sábado com três jogos. No domingo outras três partidas complementam a primeira rodada.