Patrick, do Inter, e Orejuela, do Grêmio, foram denunciados pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) nesta sexta-feira (7) por gerarem confusão no Gre-Nal 426, quarta-feira, na Arena. Ambos correm o risco de suspensão entre um e seis jogos. Caso condenado, o volante colorado cumprirá a pena apenas em 2021, enquanto o lateral gremista pode ficar de fora da final do Gauchão.
O julgamento deve ser na próxima semana. O lateral do Inter Saravia também será julgado na mesma sessão, pela expulsão na semifinal, contra o Esportivo. O argentino foi enquadrado no segundo inciso do primeiro parágrafo do artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CDJB) "por impedir, faltosamente, uma clara oportunidade de gol da equipe adversária".
No mesmo artigo, porém no primeiro inciso, está a conduta apontada pela denúncia da procuradoria a Patrick: "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada".
Orejuela, que segundo a súmula teria provocado o volante colorado após o segundo gol gremista, foi citado na denúncia pelo artigo 258, que fala em "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código".
Caso seja condenado com mais de uma partida, Orejuela será desfalque para a decisão do Gauchão. O Grêmio enfrenta o Caxias nos dias 26 e 30 de agosto. O julgamento dos três jogadores deve acontecer na próxima semana, segundo estimativa do procurador do TJD-RS Luis Francisco Lopes.