O árbitro Leandro Vuaden descreveu na súmula do Gre-Nal 426 a confusão gerada a partir da agressão de Patrick a Orejuela após o segundo gol do Grêmio, na Arena, na noite desta quarta-feira (5). Vuaden justifica a expulsão do lateral gremista por provocação verbal, e a do volante do Inter por agressões. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul deve fazer denúncia dos dois jogadores.
O documento esclarece que Orejuela foi expulso "por provocar atleta adversário proferindo palavras em tom de deboche". Vuaden, que estava a alguns metros de distância da situação, detalha que o lateral teria dito "toma", e outros termos não compreendidos pelo árbitro "devido ao idioma". O tumulto entre jogadores a invasão de membros das comissões técnicas também são mencionados na justificativa do vermelho ao colombiano.
A reação de Patrick foi agredir fisicamente o gremista. O volante colorado também teve seus movimentos descritos na súmula.
O árbitro afirma que o jogador partiu para cima de Orejuela "de forma acintosa empurrando-o, pegando-o pelo pescoço", e que insistiu na investida duas vezes mesmo depois de ser contido pelos companheiros.
"Este fato causou um tumulto com presença de comissões técnicas em campo na tentativa de acalmar os ânimos", relatou Vuaden.
Diferentemente do caso das ofensas de D'Alessandro e Eduardo Coudet ao presidente da Federação Gaúcha de Futebl (FGF) Luciano Hocsman após o Gre-Nal no Centenário, a denúncia do TJD aos criadores da confusão da Arena não precisa esperar pelo relatório do delegado da partida.
Isso ocorre porque a súmula do Gre-Nal dessa quarta-feira (5) trouxe o relato completo feito a partir da presença, visão e audição de Leandro Vuaden, posicionado próximo aos jogadores. Em Caxias, Daniel Nobre Bins já havia ido para o vestiário após o término da partida e o delegado foi quem comunicou os gritos dos argentinos.
A intenção de denúncia por parte do TJD-RS foi informada pelo procurador-geral Alberto Franco em contato com a reportagem de GaúchaZH. A súmula deve ser recebida pelo colegiado na sexta-feira (7).