O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) pretende denunciar o volante Patrick, do Inter, e o lateral Orejuela, do Grêmio, pela confusão iniciada pelos dois no Gre-Nal 426, na quarta-feira (5).
O colorado não deve ser enquadrado por agressão, por não ter deferido socos ou chutes, mas em artigo que menciona "ato desleal ou hostil". Já o gremista, que segundo a súmula teria debochado do adversário, pode ser enquadrado por postura inadequada em geral ou até a infração de ofensa, parecida a das cobranças de D'Alessandro a Luciano Hocsman.
A pena para ambos jogadores varia entre um e seis jogos. O volante colorado cumpriria a sua apenas no Gauchão de 2021, enquanto Orejuela pode ficar de fora da segunda final contra o Caxias.
A postura de Patrick se aproxima da descrita como infração no Artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. “Ato desleal ou hostil durante a partida”, especificamente ao “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada”. A pena prevista varia de um a seis jogos.
As provocações de Orejuela acabam ficando sem um artigo tão específico no código. O 258 traz “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”, e é o que se aproxima, mesmo que ainda abrangente. A pena é a mesma do artigo que enquadraria Patrick: entre uma e seis partidas.
Outra opção para o colombiano é o artigo 243-F, com semelhanças ao que resultou em suspensão para D’Alessandro na terça-feira (4). O texto cita “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. Entretanto, a procuradoria dependeria de outros relatos além do da súmula, já que o árbitro Vuaden escreve não ter entendido o que foi dito, provavelmente em espanhol, pelo lateral gremista. Em todo caso, a punição cabível seria multa entre R$ 100 e R$ 100 mil mais um a seis jogos de suspensão.
A Secretaria do TJD-RS deve receber a súmula do Gre-Nal 426 e definir qual procurador será responsável por fazer as denúncias ao longo desta sexta-feira (7).