Autor do segundo gol da vitória do Grêmio por 2 a 0 no Gre-Nal, o meia Isaque, 23 anos, está no clube há três anos e tem como principais características a qualidade no passe e a polivalência. Contratado para as divisões de base após se destacar na Copa São Paulo de 2017, pelo São Bento-SP, o atleta chegou a Porto Alegre no mesmo voo do volante Matheus Henrique, principal nome do São Caetano naquele torneio.
Os dois atletas chamaram atenção dos observadores do Grêmio no jogo São Caetano 4 a 2 São Bento, no dia 4 de janeiro de 2017, pela primeira rodada da competição de base. Enquanto Isaque abriu o placar pelo São Bento, Matheus Henrique deu três assistências na virada do São Caetano.
Presentes no estádio Anacleto Campanella, o observador técnico gremista Erivelton de Lima e o técnico do time sub-19 Guilherme Bossle ficaram impactados com a qualidade dos garotos e pediram à direção a contratação dos dois atletas, que desembarcaram pouco mais de um mês depois.
— Viemos no mesmo voo. Quando descemos, havia um carro esperando para nos levar ao alojamento. Falei "eu conheço esse garoto aí". Depois, fui conversar com ele e relembramos que jogamos contra. No alojamento, ficamos no mesmo quarto e, até hoje, somos amigos e nos damos muito bem. É um grande irmão que fiz no futebol — disse Isaque, em entrevista divulgada em junho pelo clube.
No sub-20 e no grupo de transição do Grêmio, o paulistano Isaque arrancou elogios pela polivalência e pela objetividade. Capaz de atuar como meia centralizado e também como centroavante, o jovem destacou-se desde a chegada por virtudes como o passe, o chute e a qualidade técnica, preferindo sempre a jogada fácil e evitando firulas e jogadas de efeito.
— O Isaque chamou atenção pela qualidade técnica. Naquela Copa São Paulo, ele parecia ser um jogador que não tinha muito trabalho de base e que tudo que estava mostrando era próprio dele. Foi um ano de muita adaptação. Me lembro que a gente testou o garoto em algumas posições, mas vimos que a melhor era próximo ao gol, perto do corredor central — relata o coordenador-geral das divisões de base Francesco Barletta.
Promovido em definitivo ao grupo principal em 2020, o atleta deve ganhar cada vez mais oportunidades após a boa atuação no Gre-Nal.