Sem clube desde que foi dispensado pelo Avaí em dezembro, o meia Douglas, ex-Grêmio, pode voltar ao futebol do Rio Grande do Sul. Ele foi oferecido recentemente a dois clubes do Gauchão — Brasil-Pel e Esportivo. Para o Xavante, o contrato também serviria para que ele potencialmente atuasse na Série B do Brasileirão.
Contudo, os dois clubes recuaram, inicialmente, em razão dos valores pedidos pelo jogador. Edu Pesce Filho, gerente executivo do Brasil-Pel, disse que o clube descartou a negociação neste momento. Guilherme Salton, vice-presidente de futebol do Esportivo, afirmou que o salário está fora da realidade do clube. No início do ano, o meia também chegou a negociar com o São Luiz. Também há interesse de um clube de São Paulo no jogador.
O Esportivo está em quarto lugar no Grupo B do Gauchão, com cinco pontos em quatro jogos no primeiro turno. O Brasil-Pel é o lanterna da chave, com um ponto, e está na zona de rebaixamento.
Douglas está com 37 anos. Ele teve duas passagens pelo Grêmio, a última de 2015 a 2018. Também já passou por Criciúma, Rizespor-TUR, São Caetano, Corinthians, Al Wasl-EAU, Corinthians e Vasco. Na temporada passada, atuou em 13 jogos oficiais e não marcou nenhum gol pelo Avaí.
Na carreira, o jogador conquistou um Mundial de Clubes (pelo Corinthians), duas Libertadores, duas Recopas Sul-Americanas e duas Copas do Brasil (uma pelo Corinthians e outra pelo Grêmio em cada).