Será definido nesta quinta-feira (23) o campeão da Divisão de Acesso. Às 20h, o Esportivo recebe o Ypiranga, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, pelo jogo de volta da final. Com o 2 a 1 na partida de ida, no Colosso da Lagoa, o time de Erechim fica com o título se vencer ou empatar. Já o clube de Bento Gonçalves precisa de vitória por dois gols de diferença para levantar a taça — ou por um para levar a decisão às penalidades. As duas equipes estão classificadas para o Gauchão de 2020. O site Mycujoo transmite a decisão.
Na partida de ida, o atacante Nena abriu o placar para o Esportivo aos 14 minutos do segundo tempo. O Ypiranga chegou ao empate aos 33, com Fidélis, e virou nos acréscimos com Marco Antônio.
O confronto no Colosso da Lagoa foi um retrato da campanha do clube de Erechim na competição. Após um início irregular na Divisão de Acesso, com apenas duas vitórias em sete jogos, o técnico Círio Quadros foi substituído por Fabiano Daitx, que conseguiu uma sequência de seis partidas de invencibilidade e colocou o Canarinho nas quartas de final. Nos mata-matas, o time passou por São Paulo-RG e Glória, ambos nos pênaltis, para retornar à elite — havia sido rebaixado em 2017.
O Ypiranga vem de um 0 a 0 com o Remo, em Belém-PA, pela Série C do Brasileirão. O time, que está na quinta posição do Grupo B, com cinco pontos, sequer voltou a Erechim após a partida — foi direto para Bento Gonçalves. Focado na competição nacional, o Daitx pode até escalar um time misto hoje.
Enquanto isso, fora de qualquer divisão nacional, o Esportivo, rebaixado em 2014, fez a melhor campanha da fase de grupos da Divisão de Acesso. O time, comandado por Carlos Moraes, também tem a defesa menos vazada da competição, com apenas nove gols sofridos em 19 partidas. Na campanha, passou pelo Lajeadense, nas quartas de final, e pelo Guarani-VA, na semifinal, para retornar ao Gauchão.
— A gente sabe que o objetivo principal foi conquistado, que era o acesso. Mas o jogador gosta do título e de levantar a taça, isso que fica marcado na carreira do atleta — afirmou o atacante Toni Júnior, do Esportivo.