Luciano Hocsman é o novo presidente da Federação Gaúcha de Futebol. O atual vice-presidente da entidade durante a gestão de Francisco Novelletto, foi aclamado em assembleia geral, sem a inscrição de outras chapas, realizada na tarde desta sexta-feira (17), na sede da FGF. Ele assume o mandato a partir de 2020 e fica até o final de 2023.
Ao lado de Hocsman, assumem como vices Antônio Dal Prá e Luiz Antônio Lopes. O primeiro foi presidente do Ypiranga de Erechim. Já o segundo é conselheiro do Inter e chegou a presidir o Conselho Deliberativo do clube.
Além do cargo de vice eleito, o novo mandatário vai seguir exercendo a função de vice-presidente jurídico da FGF até a troca de bastão, que só ocorrerá após a virada de ano.
Luciano é filho de Zélio Hocsmann, histórico dirigente gremista. Assim como seu pai, é conselheiro do Grêmio, mas há quase dois anos pediu licença do cargo para não desgastar a sua imagem na entidade. No cargo até o final de 2019, Francisco Noveletto já assumiu como vice da CBF e deve seguir sendo um dos apoiadores do novo presidente.