Nas próximas semanas, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deverá definir a fórmula do Gauchão de 2020. Nos últimos dias, houve várias reuniões para tratar do assunto. Já é certo que o formato de disputa será alterado e que isto terá impacto para a dupla Gre-Nal.
Diferentemente do que estava previsto para o ano que vem, Grêmio e Inter não serão preservados do início da competição. Os dois clubes estarão presentes já na rodada inicial.
A primeira definição é que os 12 participantes serão divididos em dois grupos de seis times. Como serão dois turnos, está sendo avaliada a possibilidade do cruzamento entre as equipes de chaves diferentes.
A divisão em dois grupos já é uma certeza. Mas o que vai acontecer depois ainda está sendo discutido. Uma possibilidade é a classificação dos dois melhores times de cada grupo. Os quatro finalistas disputariam semifinal e final.
O outro cenário que está sendo discutido prevê uma final no primeiro turno e outra decisão no segundo turno. Os dois campeões se enfrentariam na grande decisão. Como existe a possibilidade de uma equipe ganhar os dois turnos, estão sendo avaliadas alternativas do que poderia ser feito neste caso. O vencedor dos dois turnos poderá ser o campeão ou ter vantagem na final.
Uma alteração importante será o número de datas. Em 2019, a CBF liberou 18 datas. Grêmio e Inter disputaram 17 jogos. Em 2020, serão apenas 16 datas disponíveis. Pela fórmula que está sendo planejada, o limite será de 15 confrontos.
O QUE JÁ ESTÁ DEFINIDO: 12 participantes divididos em dois grupos de seis times, em turno e returno (com a dupla Gre-Nal desde o início da competição).
O QUE FALTA DEFINIR: Como será a fase final. Semifinais com os dois melhores de cada grupo ou final do 1° turno e final do 2° turno, com os dois campeões se enfrentando na grande decisão.