Depois de 16 anos à frente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto já definiu não só aquele que ele pretende que seja seu sucessor, mas também a chapa para compor a nova diretoria. Nela, não está Nilo Job, um dos atuais vice-presidentes. Noveletto teve de escolher um entre seus pares e optou pelo advogado Luciano Hocsman, que é o candidato já lançado.
Por ter pouca experiência no comando de uma entidade esportiva, Hocsman mereceu de Novelletto a indicação de um companheiro de chapa que já comandou uma agremiação, além de ter sido vice-presidente da própria Federação nos tempos do presidente Emídio Perondi. Antônio Dal Prá, ex-presidente do Ypiranga de Erechim, terá uma presença forte no novo comando, caso a situação seja vencedora da eleição marcada para o próximo dia 17 de maio. Ele também agrega a experiência como empresário do futebol, gozando do status de agente Fifa.
A outra vice-presidência encaminhada por Noveletto para sua sucessão caberá a Luiz Antônio Lopes, conselheiro e ex-presidente do Conselho Deliberativo do Inter. Lopes será também o ponto de equilíbrio na rivalidade Gre-Nal dentro da Federação, uma vez que Luciano Hocsman é ligado ao Grêmio. A curiosidade é que havia uma cogitação do nome de Luiz Antônio Lopes para participar de um movimento oposicionista, o que não se confirmou.
Francisco Novelletto, recentemente empossado como vice-presidente da CBF, já está enviando um pedido de apoio a sua chapa aos clubes do Interior. Até o momento, não há uma nominata lançada contrária a atual situação. A posse da nova diretoria acontece no início de 2020.
Chapa de situação da Federação Gaúcha de Futebol
Presidente - Luciano Hocsman
Vice-presidentes - Antônio Dao Prá e Luiz Antônio Lopes