Desde 2004 no cargo, Francisco Novelletto está no último mandato como presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Na próxima eleição, em 2019, vai apoiar o seu vice, Luciano Hocsman, que deverá ser o próximo presidente da FGF.
Assim, ele deixa o comando depois de 16 anos, mas não sem se afastar completamente do futebol. O seu futuro está na CBF. O diretor-executivo da entidade, Rogério Caboclo, já fez o convite para Novelletto ser o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol no próximo pleito, que está marcado para abrir de 2019, mas que pelo estatuto pode ser realizado até um ano antes.
Portanto, ainda antes da Copa a eleição deverá ocorrer. O candidato da situação ainda não está definido. A ideia é que Marco Polo Del Nero tente a reeleição. Mas isso não está definido, porque ele atualmente está suspenso pela Fifa. Existe até a possibilidade de ser banido do futebol pelos casos de corrupção no comando do futebol brasileiro.
Se isso for confirmado, o candidato deverá ser o próprio Caboclo, homem de confiança de Del Nero. Independentemente de quem for o escolhido, o favoritismo do grupo político que comanda a entidade há 30 anos é total. Com o sistema de apoio as federações, a vitória é praticamente certa.
A surpresa é pelo fato de Novelletto ter sido um crítico de Del Nero e ter até ensaiado uma candidatura de oposição na última eleição da CBF.
Então, a partir de 2019, Novelleto deixará a Federação Gaúcha de Futebol e muito provavelmente será vice-presidente da CBF.