Depois de fazer 4 a 0 sobre o Brasil de Pelotas neste domingo na Arena, o Grêmio está muito perto de festejar novamente uma conquista do Gauchão. Já são oito anos sem levantar a taça do campeonato estadual. A última foi em 2010, quando ainda mandava seus jogos no Estádio Olímpico. Derrota por 1 a 0 para o Inter mas título garantido pelo placar feito no jogo de ida, no Beira-Rio (2 a 0).
No próximo domingo, oito de abril, o Grêmio poderá sagrar-se campeão gaúcho no interior do Estado. Este fato é ainda mais distante do que a última conquista estadual. São quase 25 anos que tal fato não ocorre. E coincidentemente, também foi em Pelotas. Mas com o maior rival do atual finalista. A disputa daquele ano ocorreu no Estádio da Boca do Lobo, do Esporte Clube Pelotas.
O Gauchão de 1993 começou com 22 times. Depois de um turno único, os oito melhores passaram para um octogonal final. A partir de então, seriam 14 rodadas com jogos de ida e volta, para apurar-se o campeão. O Grêmio não precisou esperar até a última rodada para o título. Na 12.ª etapa, duas antes do encerramento, o time treinado por Cassiá foi a Pelotas e empatou com os donos da casa em 1 a 1. O tricolor abriu cinco pontos do Inter restando apenas duas rodadas para o término da competição. Naquela época, as vitórias ainda valiam dois pontos e os colorados não tinham mais como alcançar o Grêmio que foi assim campeão gaúcho pela 29.ª oportunidade.
Ficha técnica
Pelotas 1 x 1 Grêmio
Campeonato Gaúcho 1993 - Octogonal Final - 12.ª rodada
Data: 14 de julho de 1993
Local: Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas (RS).
Gols: Caio (G) e Luis Carlos Gaúcho (P).
Árbitro: José Mocellin (RS).
Pelotas (1): Leonetti, Renatinho, Bruno, André (Zé Clei) e Eugênio; Pablo, Eduardo, Luís Carlos Gaúcho e Eldor (Alaor); Sidnei e Alexandre Gaúcho. Técnico: Celso Freitas.
Grêmio (1): Eduardo Heuser (Ademir Maria), Luiz Carlos Winck, Paulão, Luciano e Jamir; Pingo, Carlos Miguel, Caio e Dener; Fabinho e Gílson (Marco Aurélio). Técnico: Cassiá.
Outros títulos do Grêmio conquistados no interior
1988 - Na última rodada do hexagonal final, o Grêmio empatou com o Caxias em 0 a 0, no Estádio centenário, em Caxias do Sul, e conquistou o Gauchão pela 26.ª vez. O técnico era Otacílio Gonçalves da Silva Jr.
1959 - Na penúltima rodada do quadrangular decisivo, o Grêmio venceu o Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, por 1 a 0, gol de Juarez e venceu o Gauchão pela 11.ª vez. O time era treinado por Oswaldo Rolla.
1957 - No terceiro jogo da final, o tricolor bateu o Bagé, na Rainha da Fronteira, por 2 a 0, gols de Hercílio e Toquinho, e sagrou-se campeão gaúcho pela 9.ª vez. O técnico era Oswaldo Rolla.