Foi Anderson Daronco o culpado por tudo que aconteceu no primeiro jogo da final do Gauchão? Ou foi Eder Sciola, que não teve juízo ao cometer a falta sobre Luan? Sem dúvidas, o jogador. Ele já tinha cartão amarelo, o que recomenda mais prudência nos demais lances da partida.
Agora recuperemos os fatos. Uma bola foi lançada do campo de defesa para o lado esquerdo de ataque. Luan pula na bola e, por trás, vem o jogador do Brasil-Pel atingindo sua coluna. Agora, pergunto: Por que aquele voo tão espichado para acertar o jogador do Grêmio sem visar a bola?
A jogada não traria nenhuma consequência. Foi próxima do meio de campo e o atacante gremista estava de frente para o seu próprio campo. Há quem diga que o lance poderia merecer um cartão vermelho direto. Ele lembra o que fez Zuñiga, na Copa do Mundo, sobre Neymar, que rendeu duas fraturas de costela do ao jogador brasileiro.
O Xavante tem muito a reclamar. O time fez um primeiro tempo primoroso, Clemer deu um banho tático em Portaluppi e teve mais chances para ganhar o jogo. Então encontramos o culpado: Eder Sciola, o aloprado jogador do time pelotense que fez uma falta grosseira e desnecessária.