Ainda faltam cerca de quatro meses para a Copa do Mundo, mas os adversários primeira fase já estão no radar de Marquinhos Xavier, treinador da seleção brasileira de futsal. A busca de informações sobre os adversários do Grupo B será uma etapa fundamental, até porque Cuba, Croácia e Tailândia não estiveram entre os adversários do Brasil no ciclo preparatório para o Mundial.
— São três adversários desconhecidos do ponto de vista de enfrentamentos. Cuba foi vice-campeã do continente. Croácia, mesmo entrando na repescagem europeia, é uma equipe muito forte fisicamente. Enfrentamos escolas parecidas. E a Tailândia é um país onde o investimento está sendo muito bom, com uma liga muito organizada. A maior dificuldade é não ter jogado com eles — analisa o técnico brasileiro.
Maior campeão do torneio, o Brasil tem cinco títulos mundiais. Espanha, com duas conquistas, Argentina e Portugal, o último campeão, completam a lista de vencedores. Além dessas seleções, Xavier considera que Marrocos e Irã estão entre os fortes postulantes à taça.
— O Marrocos cresceu muito. É uma seleção que jogou com os principais adversários no mundo. Venceu muitos deles. É uma seleção importante. Morrocos e Irã se juntam a esse seleto grupo de campeões — afirma.
A Copa do Mundo de futsal começa em 14 de setembro, no Uzbequistão, na região central da Ásia. A sede dos jogos brasileiros será a cidade de Buraca. Os dois primeiros colocados de cada grupo mais os quatro melhores terceiros avançam para as oitavas de final.
Marquinhos Xavier está em La Coruña, na Espanha, onde participa de um congresso para treinadores de futebol e de futsal promovido pela Federação Galega de Futebol e pela Real Federação Espanhola de Futebol. O evento vai até este sábado (8). O treinador de tênis Toni Nadal, o ex-jogador de futebol, ex-dirigente do Real Madrid e treinador Jorge Valdano, o ex-jogador e técnico do West Ham, Julen Lopetegui, estão entre os palestrantes, assim como o próprio Marquinhos Xavier.
Tabela de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2024
Fase de Grupos*
- 14 de setembro (sábado), ao meio-dia - Brasil x Cuba, em Buraca
- 17 de setembro (terça-feira), ao meio-dia - Brasil x Croácia, em Buraca
- 20 de setembro (sexta-feira), às 9h30min - Brasil x Tailândia, em Bucara
*Horários de Brasília