Diante de mais de 50 mil torcedores no Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha, o Barcelona chegou ao terceiro título da Champions League Feminina ao vencer o Lyon, por 2 a 0, neste sábado (25). Os gols saíram dos pés das melhores jogadoras do mundo das últimas três temporadas consecutivas: Aitana Bonmatí e Alexia Putellas.
A decisão reuniu as principais potências do futebol feminino da Europa e que estiveram presentes nas últimas nove finais da competição. Pela terceira vez, os dois clubes estiveram frente a frente em uma final. Mas, desta vez, o roteiro foi diferente para um dos lados.
Se o Lyon havia vencido nas decisões de 2019 e 2022, foi a vez do Barcelona dar o troco. Aos 17 minutos do segundo tempo, Aitana Bonmatí abriu o placar. A festa seria coroada com Alexia Putellas, que saiu do banco de reservas e decretou o 2 a 0 já nos acréscimos. A dobrinha foi especial: Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2023, enquanto Putellas venceu em 2021 e 2022.
Com o resultado, o Barcelona chega pela segunda vez a comemorar uma Tríplice Coroa na história, já que também venceu o Campeonato Espanhol e a Copa da Rainha da Espanha nesta temporada.
No histórico, o Lyon segue sendo a equipe com mais títulos, somando oito conquistas. O Barcelona, por sua vez, chegou ao tricampeonato.