A CBF já tem em mente o que fará para recuperar as partidas de Grêmio e Inter no Brasileirão Feminino. As duas equipes tiveram jogos adiados por conta da enchente no RS. São três confrontos a menos para as Gurias Gremistas e quatro para as Gurias Coloradas.
A entidade não quer mexer no calendário inicial e, por conta disso, deseja que os times gaúchos joguem de três em três dias - ou de 66 em 66 horas. Isso, contando os deslocamentos e as viagens para enfrentar adversários fora do Estado.
Segundo o artigo 27 do regulamento geral de competições da CBF, a proposta realmente é válida: "Como regra geral, os clubes não poderão disputar e os atletas não poderão atuar em partidas por competições coordenadas pela CBF sem observar o intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas entre o horário de término previsto da primeira partida e o horário de início previsto da segunda partida".
No entanto, há um temor a respeito do desequilíbrio técnico que isso pode causar. Afinal, em uma temporada "normal" (sem Jogos Olímpicos), geralmente os times entram em campo apenas uma vez na semana.
Então, em um período de 21 dias em que, tradicionalmente, são realizadas três jogos, devem ser disputados sete - mais do que o dobro. O que pode infringir o primeiro artigo do regulamento geral de competições da CBF, que fala em "assegurar a imprevisibilidade dos resultados, a igualdade de oportunidades, o equilíbrio das disputas".
Como farão?
As Gurias Gremistas, por exemplo, terão quatro (dos sete) jogos fora de casa. A equipe terá de viajar para enfrentar Flamengo, São Paulo, Santos e Atlético-MG. As Gurias Coloradas, por sua vez, têm três (dois oito) jogos fora de casa a cumprir. O Inter precisa duelar com Botafogo, Palmeiras e Avaí Kindermann (essa viagem pode ser feita por meio terrestre).
Para esses seis confrontos, os times também precisarão se locomover até outra cidade, como Caxias do Sul ou Florianópolis, por exemplo, para viajar de avião. Afinal, a expectativa é que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, não reabra antes de setembro. Até lá, porém, a CBF já pretende estar disputando as partidas decisivas do Brasileirão Feminino.
Além disso, nos jogos em casa, também serão necessárias alternativas. O Grêmio manda suas partidas no CT Hélio Dourado, que ficou submerso por conta da enchente. O Complexo Esportivo da Ulbra pode ser uma alternativa, mas vem servindo como abrigo para as vítimas, o que também pode ser um impeditivo.
As Gurias Coloradas, por sua vez, devem jogar no Sesc Protásio Alves, que está trocando o gramado neste momento, mas que deve ficar apto em tempo. O CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, que não foi muito afetado pela enchente, também seria uma alternativa.
Ideia da CBF
O ano de 2024 conta com Jogos Olímpicos, Copa do Mundo sub-17 e Copa do Mundo sub-20 para o futebol feminino brasileiro. Por conta disso, e pelas datas Fifa, a CBF não abre mão de realizar todo o Brasileirão A-1 nas datas previstas. A estimativa é que o campeão seja conhecido até 23 de setembro.
A única brecha que a entidade dispõe para debate é que, durante a data Fifa de julho, sejam disputadas as duas últimas rodadas da Série A-1. Essa questão ainda será discutida por clubes e CBF.
- Brasileirão Feminino: fim da primeira fase em 27/6; término da competição em 20, 21 ou 23/9
- Copa do Mundo sub-17: 16/10 a 3/11, na República Dominicana
- Copa do Mundo sub-20: 31/8 a 22/9, na Colômbia
- Jogos Olímpicos: 26/7 a 11/8, em Paris
- Datas Fifa: 1º a 4/6; 8 a 16/7; 21 a 29/10; 25 a 30/11/; 1º a 3/12
Calendário das Gurias Gremistas
Jogos marcados
- 7/6, às 21h30min: Flamengo x Grêmio
- 15/6, às 19h: Grêmio x Cruzeiro
- 22/6, às 17h: Grêmio x Real Brasília
- 27/6, às 15h: São Paulo x Grêmio
Jogos que foram adiados e ainda não têm nova data
- Santos x Grêmio
- Grêmio x América-MG
- Atlético-MG x Grêmio
Calendário das Gurias Coloradas
Jogos marcados
- 9/6, às 17h: Inter x Atlético-MG
- 15/6, às 15h: Botafogo x Inter
- 24/6, às 15h: Palmeiras x Inter
- 27/6, às 15h: Inter x Santos
Jogos que foram adiados e ainda não têm nova data
- Inter x São Paulo
- Inter x Ferroviária
- Avaí Kindermann x Inter
- Inter x Bragantino