A Arena do Grêmio estimava receber quatro mil torcedores na final do Gauchão Feminino, neste domingo (26). Porém, o número foi muito maior: 9.315 presentes — cerca de 1,2 mil colorados. A torcida do Inter teve dificuldades para entrar no Estádio e muitos só conseguiram ingressar nas dependências da casa gremista no decorrer do primeiro tempo.
O vice-presidente do Relacionamento Social do Inter, Cauê Vieira, enviou imagens à reportagem de GZH, que mostram a torcida visitante na fila da bilheteria, com a bola já rolando em campo.
— Dimensionaram muito mal a bilheteria e subestimaram o público do feminino. Haviam apenas dois guichês até os 25min. Só depois da nossa intervenção abriram mais dois. O último torcedor visitante entrou quando estava acabando o primeiro tempo — relatou.
O perfil oficial das Gurias Coloradas se pronunciou sobre o ocorrido nas redes sociais: "Somente ao fim do primeiro tempo, todos os torcedores colorados que aguardavam em filas na Arena conseguiram ingressar no local reservado ao Inter. No jogo de ida, a torcida gremista teve acesso facilitado no Estádio Beira-Rio".
A Arena do Grêmio informou à reportagem que a bilheteria do setor sul, destinada à torcida visitante, esteve em operação ininterrupta desde às 8h deste domingo. Confira o comunicado:
"Verificou-se um acúmulo significativo de torcedores, em função da expressiva demanda nas proximidades do horário do jogo.
Destacamos que, visando atender a todos os torcedores, o horário previsto para o término da venda de ingressos foi estendido. Reforçamos que para a compra online antecipada, que evitaria tal situação, é essencial o alinhamento entre as diretorias dos clubes e a solicitação realizada por meio do visitante, prática habitual em nossas operações e que foi realizada nos últimos jogos na Arena entre Grêmio x Corinthians e Grêmio x Flamengo, por exemplo."
O que diz a Federação Gaúcha de Futebol
Em nota, a FGF, por meio de seu presidente, Luciano Hocsman, repudiou o modo em que a empresa responsável pelas operações da Arena do Grêmio realizaram as atividades relacionadas não somente à final deste domingo, mas dos recentes acontecimentos envolvendo todo o clube.
"A Federação Gaúcha de Futebol - FGF, diante do comunicado divulgado pela Arena à imprensa gaúcha, sobre as condições de uso do seu gramado para a finalidade a que se destina, A PRÁTICA DE FUTEBOL, vem manifestar seu repúdio tanto com o teor do comunicado quanto com o tratamento dispensado pela gestora da Arena do Grêmio desde a definição das finais do Gauchão Feminino 2023.
A marcação das finais para os estádios principais dos clubes participantes era de conhecimento de todos desde o início e representa a importância e relevância da modalidade para a FGF e teve suas datas marcadas tão logo foram definidas as finalistas, em cumprimento ao regulamento e em conjunto com a detentora dos direitos de transmissão.
Infelizmente para o futebol gaúcho, o gramado da Arena apresenta problemas desde a sua inauguração. O uso para a prática do futebol não deveria ser motivo para danificá-lo. Impor à FGF uma responsabilidade pelas condições do campo é algo que merece nosso repúdio.
Logicamente, o que estraga o gramado são shows cuja estrutura é montada sobre a grama. Recentemente, a Arena recebeu dois, em meio a disputa do Campeonato Brasileiro, e que acabaram com boa parte do gramado sem ter se preocupado com as partidas do Grêmio, uma delas contra o Corinthians, decisiva para o clube.
Logo, o tal manejo do gramado com a colocação de grama nova é decorrente de uma ação praticada pela própria Arena ao realizar os referidos shows. É sabido que os eventos dessa magnitude são agendados com muita antecedência, antes mesmo de se terem definidas a tabela do Campeonato Brasileiro masculino e datas FIFA.
Como querer impor à FGF e ao futebol feminino a responsabilidade pelas condições do gramado? Como seria o posicionamento da Arena se neste domingo fosse designado jogo do futebol masculino do Grêmio para Porto Alegre, ao invés de Belo Horizonte?
Estádios de futebol devem ser utilizados para a sua finalidade: JOGAR FUTEBOL.
E caso a gestora dos mesmos opte por utilizá-lo para outro fim, que assuma integralmente a sua responsabilidade.
Por fim, FGF, patrocinadores e clubes estão engajados em promover o futebol feminino e a Arena, em contramão durante toda a preparação deste importante jogo, dificultou todas as ações para que principalmente as atletas e os torcedores recebam um evento a altura do merecimento daqueles que incentivam e apoiam a modalidade."
*Produção: Nikolas Mondadori