O Brasil de Farroupilha busca retomar a hegemonia entre os times do Interior no Gauchão Feminino. A partir das 15h deste domingo (19), no Alfredo Jaconi, o rubro-verde enfrentará o Juventude em busca do tricampeonato do Interior. Em jogo único, apenas a vitória interessa. Se empatar, decidirá o título nos pênaltis.
— As meninas contam que foi de uma importância absurda para a cidade, para o clube e elas valorizam muito isso. Então, é uma vontade enorme (de conquistar o tri). O título do Interior é importante, sim. Vi o quanto o Brasil-Far valoriza os dois títulos que já tem. Então, para mim, é empolgante, é maravilhoso, é a vontade que contagia a todos — afirma a atacante Marcella, que disputou seis jogos e marcou um gol pelo rubro-verde.
O troféu encerraria o ano da melhor forma possível. Após a classificação às semifinais, o Brasil-Far confirmou seu retorno ao cenário nacional em 2024. Na próxima temporada, o rubro-verde será o representante do RS no Brasileirão Feminino A-3.
— Estamos muito felizes com a vaga para a Série A-3 do ano que vem, foi muito batalhado e era o nosso objetivo. O clima está ótimo, todos estão felizes com isso, mas sabemos que a final do Interior é muito importante para nós e também para o Juventude. Vai ser muito disputado. Trabalhamos muito forte durante a semana e estamos bem focadas, trabalhando para sair com a vitória lá no Jaconi — projeta a atacante, que desembarcou em Farroupilha em setembro.
Um dos trunfos para derrotar o Juventude no Alfredo Jaconi é a atuação na primeira partida das semifinais. Nas Castanheiras, diante do Grêmio, o Brasil-Far saiu na frente, mas levou a virada. No segundo embate, no entanto, voltou a perder, encerrando a chance de ir à final estadual.
— Jogar contra o Grêmio em casa, do jeito que jogamos, sabendo que podemos ter esse mesmo futebol agora na final do Interior, dá bastante confiança. Estávamos com bastante confiança quando fomos jogar o último jogo lá na casa do Grêmio, pela partida que fizemos em Farroupilha, mas o resultado não foi como planejávamos. Porém, tinham outros fatores também: fora de casa, a chuva. Mas sabemos do futebol que podemos apresentar na final — enfatiza.
Esta será a segunda vez que Marcella enfrentará o Juventude. No primeiro duelo, no Campo da Fras-le, as Gurias Jaconeras venceram por 2 a 1. Agora, alguns pontos são apontados para buscar a vitória.
— No primeiro jogo contra o Juventude, eu não estava ainda. Mas o segundo, eu joguei, e foi por pouco, no 2 a 1. Acho que é uma partida muito psicológica, é muito pegada. Acho que taticamente temos de ver a melhor estratégia, mas no individual vontade e psicológico para esse jogo são os mais importantes. Vamos jogar no Jaconi, também, que é um campo enorme. Então, é acertar as coisas táticas para vencermos — finaliza.
O Brasil-Far disputará a final do Interior pela quarta vez. Nas três decisões anteriores, venceu Oriente e Estrela para ficar com os títulos, em 2019 e 2020, respectivamente. Enquanto, em 2021, perdeu nos pênaltis para o Flamengo de Tenente Portela.