As Gurias Gremistas confirmaram o favoritismo e conquistaram a vaga à final do Gauchão Feminino. Neste domingo (12), no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, venceram o Brasil-Far por 5 a 0 (7 a 1, no agregado) para garantir Gre-Nal na final do Estadual. Os gols foram de Raquel Fernandes, três vezes, Rafa Levis e um contra, da zagueira Kattu.
A FGF deve confirmar, nos próximos dias, as datas e os horários dos clássicos. O que está definido é que o Inter começará jogando em casa. Enquanto o Grêmio terá o mando no duelo decisivo.
Mesmo com a vantagem, por ter vencido a ida por 2 a 1, era o Grêmio quem pressionava para abrir o marcador. Aos sete, a primeira boa oportunidade. Raquel Fernandes invadiu a grande área e ficou na cara do gol, mas parou em Gaby. Depois, aos oito, foi a vez de Caty exigir grande da goleira do Brasil-Far.
De tanto insistir, o Tricolor abriu o placar aos 11. Dani Barão invadiu a área, driblou a marcação e serviu Raquel Fernandes, que mandou no ângulo de Gaby.
A chuva, que havia cessado, voltou a cair a partir do gol gremista. Com isso, o gramado do CT Hélio Dourado começou a ficar mais pesado, impossibilitando jogadas mais trabalhadas e exigindo as bolas longas.
E foi na bola parada que o Grêmio teve mais uma chance. Em falta da meia-direita, Caty mandou direto para a meta, mas parou na boa goleira do Brasil-Far. Aos 24, Gaby teve de brilhar novamente, para impedir que o chute de Raissa Bahia parasse no fundo das redes.
O segundo gol veio apenas aos 27 minutos. Em falta praticamente do meio-campo, Rafa Levis arriscou direto e marcou um golaço no ângulo do rubro-verde, sem qualquer chance para Gaby.
Ainda na primeira etapa, o Grêmio transformou a vitória em goleada. Shashá lançou para Raquel Fernandes, a artilheira tirou da goleira e teve calma para vencer as duas zagueiras, que estavam sobre a linha, e marcar o terceiro.
O segundo tempo já começou com defesa da goleira do Brasil-Far. Em finalização de Pati Maldaner, Gaby saiu segura da meta para ficar com a bola.
Mas, aos quatro, ela não conseguiu impedir o gol tricolor. Rafa Levis cobrou falta rasteira, da esquerda, a bola passou por todo mundo e, na tentativa de afastar, a zagueira Kattu empurrou contra a própria meta.
O Grêmio não se contentava com o 4 a 0 e ia em busca de mais. Aos 19, foi a vez de Emmily Karla tentar, de cabeça, após cruzamento de Raissa Bahia. Mas a bola foi muito forte e para fora.
Depois, aos 31, foi a vez de a goleira Gaby voltar a brilhar. Em cobrança de falta do corredor esquerdo, Rafa Levis arriscou direito para o gol e exigiu que a defensora do Brasil-Far espalmasse para evitar o quinto.
Só que, aos 32, ninguém conseguiu impedir o hat-trick de Raquel Fernandes. Depois de tabelar com Raissa Bahia, a artilheira fez mais um golaço. Desta vez, no ângulo esquerdo de Gaby.
O último gol de um Grêmio que, agora, defenderá o título do Gauchão Feminino diante do Inter. E, assim como em 2022, poderá decidir em casa, diante do torcedor, a competição estadual.
GAUCHÃO FEMININO - SEMIFINAL (VOLTA) - 12/11/2023
Grêmio (5)
Vivi; Shashá, Pati Maldaner (Paola Kichler, 24'/2º), Mónica Ramos (Stephanie Brito, INT) e Raissa Bahia; Jessica Peña (Manu Balbinot, 13'/2º), Karla Alves (Thamirys, INT) e Rafa Levis; Caty (Emmily Karla, INT), Dani Barão e Raquel Fernandes. Técnico: Tchelo.
Brasil-Far (0)
Gaby; Adri Moraes (Nicole Neres, 13'/2º), Laira, Kattu e Yasmin; Laiza, Ramires (Leticia, 26'/2º) e Marcella (Isa Padilha, 13'/2º); Cynthia (Alana, 36'/2º), Nubia e Kim (Carol Pescoço, 26'/2º). Técnico: Leonardo Antunes.
Gols: Raquel Fernandes, aos 11min e aos 42min, e Rafa Levis, aos 37min, do primeiro tempo; Kattu (GC), aos 4min, e Raquel Fernandes, aos 32 min, do segundo tempo.
Cartões amarelos: Laira e Nicole Neres (B).
Arbitragem: Matheus Souza Costa, auxiliado por Ariela Duarte e Renato Domingues.
Local: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul