Pela primeira vez o Juventude venceu o Inter, mas não foi o suficiente para evitar que o Colorado chegasse à final do Gauchão Feminino. Como acontece nos últimos sete anos, a decisão será em clássico Gre-Nal. As Esmeraldas venceram no tempo normal por 1 a 0, nesta sexta-feira (15), após terem perdido a ida por 2 a 1. Nos pênaltis disputados em Caxias do Sul, as coloradas venceram por 5 a 3. A goleira Mayara defendeu a cobrança de Thalita e decidiu a semifinal.
Nem sempre a necessidade faz a estratégia. Mesmo que precisasse da vitória para ir à final, o Juventude mais esperou do que atacou. A tática era explorar os contra-ataques. Eles pouco apareceram no primeiro tempo. Tampouco oportunidades de gol para o Inter, que teve uma posse de bola inócua na maior parte do tempo.
Aos 25, o Juventude se assanhou, com Carol Sánchez. Ela aplicou um balão na adversária, mas chutou fraco. O Inter respondeu na mesma medida, em arremate também sem força de Belén Aquino.
Nos 15 minutos finais da primeira etapa, as coloradas pressionaram, sobretudo, em cobranças de escanteios. Eles saíram ao atacado, mas as chances para marcar em quantidade artesanais. A melhor delas, outra vez, com Aquino. O cruzamento veio da direita, a uruguaia, de voleio, não pegou bem na bola, que subiu, subiu e foi em direção ao gol. A goleira Claudia, convocada para a Seleção, deu dois passos para trás e desviou para mais um tiro de canto colorado.
As visitantes podiam ter definido rápido a classificação, logo aos 2 do segundo tempo. Tamara Bolt disparou pela direita, invadiu a área, mas o chute saiu longe do alvo. Longe foi de onde veio o gol do Juventude, aos 15. A distância entre a posição da falta cobrada por Tayane e a meta colorada foi distante como Caxias do Sul de Porto Alegre. A bola estava próxima do círculo central. A lateral do Ju chutou, a bola viajou por um tempão e entrou no ângulo para fazer o 1 a 0.
O Inter tentou reagir, mas não teve forças. Em lance de perigo, as donas da casa tiveram a jogada interrompida pela marcação de um impedimento duvidoso. O Ju sempre esteve mais perto de fazer o segundo que o Inter do empate, mas nada foi feito de suficiente para movimentar o placar. O destino da tarde eram os pênaltis.
A classificação foi decidida aos 42 minutos do segundo tempo, quando o técnico do Inter, Jorge Barcellos, colocou Mayara no lugar de Tainá. Goleira pegadora de pênaltis, Mayara fez a sua parte ao parar com a perna a cobrança de Thalita, a quarta do Ju. Bruna Benítez, Capelinha, Katrine, Tamara Bolt e Isa Haas converteram para o Inter. Tayane, autora do gol no tempo normal, Lari Sanchez e Alice fizeram sua parte para as caxienses.
Após a definição de quem vai à final, cenas de pugilato foram vistas no gramado do Sesi. Uma briga generalizada entre as jogadoras dos dois times roubou a cena, com direito a entrada da ambulância para atender Marzia, do Inter, que sangrava.
A primeira partida da decisão será realizada na segunda-feira (18), às 20h, com mando das Gurias Coloradas, no Estádio Beira-Rio. O duelo de volta da final ainda não tem data e horários definidos.
Gauchão Feminino
Semifinal (volta) – 15/11/2024
JUVENTUDE
Claudia; Grazi, Bell Silva, Beta e Tayane; Alice, Lari Sanchez e Kety (Alessandra, 28’/2ºT); Greyce (Juliana), Thalita e Milena (Emmily Carla, INT). Técnico: Luciano Brandalise
INTER
Tainá (Maiara, 42’/2ºT); Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Capelinha, Marzia (Lorranny, 23’/2ºT), Gabi Moraes e Leticia Monteiro (Pati Llanos, 42’/2ºT); Belén Aquino (Gabi Inácio, 34’/2ºT) e Julieta Morales. Técnico: Jorge Barcellos
GOL: Tayane, aos 15min do 2º tempo; nos pênaltis: Bruna Benítez, Capelinha, Katrine, Tamara Bolt e Isa Haas acertaram suas cobranças para o Inter. Tayane, Lari Sanchez e Alice acertaram e Thalita errou para o Juventude.
CARTÕES AMARELOS: Alice (J); Gabi Moraes e Capelinha (I);
ARBITRAGEM: Anderson da Silveira Farias, auxiliado por Vinicius Simas Junqueira e Valdeir Florencio Paiva.
LOCAL: Complexo Esportivo do Sesi, em Caxias do Sul