O destaque recente fez com que a goleira Claudia, do Juventude, ganhasse sua primeira oportunidade com a Seleção. Com 22 anos, ela se torna a primeira atleta alviverde a ser convocada para vestir a camisa do Brasil.
Natural de Pérola d'Oeste, no interior do Paraná, Claudia está no Juventude desde a última temporada. Em dois anos, já acumula dois acessos pelas Gurias Jaconeras: da Série A-3 para a A-2; e da A-2 para a elite do Brasileirão Feminino.
Ao todo, Claudia soma 39 jogos, com 45 gols sofridos pelo clube da Serra. Além de um título do Interior no Gauchão Feminino.
Antes de chegar ao Juventude, no entanto, a goleira defendeu as cores do Grêmio, em 2022. Anteriormente, também vestiu as camisas de Coritiba e Toledo.
Mudança de posição
Inicialmente, Claudia atuava como centroavante. À época, com 16 anos, foi improvisada no gol durante uma competição do colégio e passou a se interessar pela nova posição.
— A goleira que iria jogar se machucou. Ela (a professora) queria que eu fosse para o gol. Eu respondi: "você tá louca?!" Era a última posição que eu pensava em jogar — contou, em entrevista a GZH.
A atuação naquela edição do torneio Bom de Bola despertou o interesse de um time que estava montando uma equipe feminina, o Ouro Verde/Toledo.
— Quando eu fui para lá, eu não tinha noção sobre a posição. Foi graças à altura (1m86cm) que eu consegui passar — relembra.
Foram dois anos no Toledo, mas como era um time de formação, não tinha um preparador de goleiras em tempo integral nos treinos. No entanto, Claudia superou todos os obstáculos, passou por Coritiba e Grêmio, chegou ao Juventude e, agora, terá sua oportunidade de defender a Seleção.
Ficha da atleta
- Nome completo: Claudia Luana de Oliveira
- Nascimento: 22/7/2020 (22 anos)
- Altura: 1m86cm
- Naturalidade: Pérola D'Oeste-PR
- Clubes: Toledo (2018/2020), Coritiba (2020/2021), Grêmio (2022), Juventude (2023/2024)