Com gol nos minutos finais, as Gurias Gremistas garantiram uma vantagem para seguir em busca do bicampeonato gaúcho. No primeiro jogo das semifinais, diante do Brasil-Far, o time venceu, de virada, por 2 a 1, neste domingo (5). No Estádio das Castanheiras, as mandantes abriram o placar com a Isa. Ainda na etapa inicial, Dani Barão garantiu a igualdade no placar e, no segundo tempo, Raquel Fernandes consolidou o resultado.
O jogo de volta será no próximo domingo (12), às 15h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Com o resultado, o Grêmio depende de um empate para estar na final. Já o Brasil-Far precisará de uma vitória por, no mínimo, dois gols de diferença para avançar no tempo regulamentar. Na outra semifinal, estão Inter e Juventude.
As Gurias Gremistas entraram em campo com reforços em relação à derrota para o Juventude, na última rodada da segunda fase. Atletas que disputaram e venceram a Ladies Cup sub-20 voltaram a ser titulares, como os casos da zagueira Pati Maldaner e da meia Rafa Levis, que saiu entre as onze iniciais pela primeira vez com o técnico Tchelo.
E o Grêmio já apresentou suas credenciais logo aos 3 minutos de jogo. Raissa Bahia fez o lançamento na medida para Raquel Fernandes, que estava dentro da pequena área. A atacante bateu, mas Gabi conseguiu a defesa com as pernas. Dani Barão ainda tentou a sobra, mas a zaga afastou.
Na sequência, o Brasil-Far tentou sua chance inicial. Após cobrança de lateral, Paola ficou com a bola e arriscou o chute da intermediária, mas Vivi fez a defesa, sem sustos.
Aos 21 minutos, a Raquel Fernandes chegou a balançar as redes após cruzamento de Raissa Bahia, mas o gol foi anulado pela arbitragem por posição de impedimento. Na sequência, cinco minutos depois, Rafa Levis recuperou a posse no campo de defesa do Grêmio e descolou o lançamento para Dani Barão arrancar e sair cara a cara com a goleira do Brasil. A atacante gremista adiantou demais e Gabi conseguiu afastar.
Apesar do maior volume ofensivo, o Grêmio não conseguia transformar as oportunidades em chances efetivas de gol. Aos 40 minutos, Raissa Bahia avançou pelo lado esquerdo, chegou até a linha de fundo e cruzou, mas a bola ficou nas mãos da arqueira Gabi.
No minuto seguinte, em um bola perdida na lateral do campo, Isa recebeu passe de Kim, entrou entre as defensoras Pati Maldaner e Raissa Bahia e deu um chute com o bico da chuteira. A goleira Vivi estava adiantada e sofreu o gol por cobertura. Era o gol do Brasil-Far aos 42 minutos.
Já nos acréscimos, o Grêmio conseguiu a efetividade esperada. Em jogada criada por Paola, a bola chegou até Raquel Fernandes na grande área e ela bateu forte. A zagueira Laira conseguiu interceptar em cima da linha, mas na sequência da jogada Dani Barão conseguiu desviar para o gol. Antes do apito final, tudo igual no marcador, aos 48 minutos.
Mantendo o mesmo ritmo da etapa inicial, o Grêmio voltou do vestiário com pressão no ataque. Aos 10 minutos, Raquel Fernandes recebeu mais um passe em condições de marcar, mas o chute cruzado saiu por cima da meta do Brasil-Far.
Aos 29 minutos, Raquel Fernandes saiu da área para fazer a jogada e pifar Paola ingressando na pequena área. Mas a goleira Gabi conseguiu se antecipar e evitar o gol da virada do Grêmio.
Aos 37 minutos, Raquel Fernandes chegou a balançar as redes. Mas, novamente, a atacante estava em posição de impedimento, segundo a arbitragem, após receber o passe de Rafa Levis.
Repetindo o mesmo roteiro do primeiro tempo, o gol do Grêmio veio nos minutos finais. Depois de tantas chances criadas e até desperdiçadas, Raquel Fernandes ficou com a sobra dentro da grande área e bateu de chapa, no ângulo esquerdo de Gabi, para garantir a virada, aos 42 minutos.
As atuais campeãs agora têm a vantagem para seguir no caminho da disputa do título.