A FGF homologou, nos últimos dias, a goleada por 16 a 0 do Juventude sobre o Guarany-Ba, pela última rodada da primeira fase do Gauchão Feminino, como WO — ou seja, vitória por 3 a 0 para o Alviverde. A partida, realizada no último domingo (17), teve de encerrada porque o time de Bagé não tinha o número mínimo de atletas à disposição para o prosseguimento.
As Gurias Jaconeras iam vencendo por 16 a 0, até que aos 25 minutos do segundo tempo o duelo foi encerrado. Três atletas do time visitante saíram de campo lesionadas e, portanto, o Guarany-Ba tinha apenas seis gurias à disposição.
A interrupção da partida está prevista no regulamento geral de competições da FGF. No artigo 63, consta: "nenhuma partida das competições coordenadas pela FGF poderá ser iniciada ou reiniciada com menos de 7 (sete) atletas constantes na pré-escala ou formulário padrão da FGF (modelo do site) do jogo, por quaisquer das equipes disputantes".
Por conta disso, a entidade marcou a continuidade do jogo para a última terça-feira (19). No entanto, o Guarany-Ba não compareceu ao Campo da Fras-le. As Gurias Jaconeras e a equipe de arbitragem tiveram de cumprir os 30 minutos protocolares, em campo, até que a partida fosse oficialmente encerrada.
A expectativa, no entanto, era que por conta disso a FGF fizesse valer o artigo 31 do regulamento geral de competições, que dizia: "se o clube que houver dado causa à suspensão, era na ocasião ganhador da partida, será ele declarado perdedor, pelo escore de 3x0 (três a zero); se era perdedor, o adversário será declarado vencedor pelo placar de 3x0 (três a zero) ou pelo placar do momento da suspensão, prevalecendo o que for mais favorável ao adversário".
A entidade, optou pelo artigo 75, que diz: "o clube que não comparecer a partida, comparecer intencionalmente com menos de 07 (sete) atletas ou se atrasar além dos 30 (trinta) minutos previstos no parágrafo 2º (segundo) do presente artigo, sem justo motivo, será excluído da competição, ficando mantidos os escores anteriores, para todos os efeitos previstos no Regulamento Específico da Competição (REC), revertendo ao adversário do clube excluído o total dos 03 (três) pontos referentes às partidas disputadas (vencidas ou empatadas), cancelando-se as partidas posteriores, aplicando-se o escore de 3x0 (três a zero) em favor dos seus adversários".
A diferença é que o primeiro artigo fala especialmente sobre "suspensão de partidas". Ou seja, o que ocorreu no confronto entre Juventude e Guarany-Ba no início do enfrentamento, no domingo. Enquanto, o 75 refere-se a "não comparecimento a partida, da desistência/abandono da competição", o que foi registrado na terça-feira.
A reportagem de GZH contatou a FGF para entender os motivos para a escolha. De acordo com a entidade, "se a partida fosse suspensa depois dos 30 minutos, não teria necessidade de ser remarcada e daí de aplicaria o 31. Mas como foi remarcada para continuidade e o adversário não compareceu, se aplica o 75".
Por conta disso, a FGF contabilizou os três pontos e apenas três gols marcados para o Juventude. A equipe alviverde, com isso, teve 13 gols anulados pela entidade e ficou com 36 marcados.