A Suécia segue em busca do título inédito da Copa do Mundo Feminina. Nesta sexta-feira (11), a equipe europeia eliminou o Japão, ao vencer por 2 a 1, com gols de Ilestedt e Angeldahl. As japonesas descontaram com Hayashi. Agora, as suecas enfrentarão a Espanha — que eliminou a Holanda — nas semifinais. A partida ocorre na terça-feira (15), às 5h.
Com a eliminação do Japão, a Copa do Mundo Feminina de 2023 terá um campeão inédito. Além das asiáticas, Estados Unidos e Noruega caíram na segunda fase. Enquanto a Alemanha não conseguiu nem classificar-se na etapa inicial.
No Eden Park, a seleção sueca chegava com confiança, após eliminar os Estados Unidos na fase anterior. Ainda no primeiro tempo, as comandadas pelo técnico Peter Gerhardsson saíram em vantagem. Aos 30 minutos, após bate e rebate na pequena área, a bola sobrou para que a zagueira Ilestedt finalizasse com o pé direito para as redes.
Ainda nos acréscimos da etapa inicial, veio o segundo gol. Após escanteio para a seleção sueca, a arbitragem de vídeo verificou um toque de mão da meia Fuka Nagano, na grande área, e assinalou penalidade máxima. A meia Angeldahl foi para a cobrança e cobrou como manda a cartilha: goleira para um lado e bola para o outro.
Com isso, o Japão teria os 45 minutos finais para ao menos igualar o placar e forçar a prorrogação. Chances não faltaram. Aos 28, a atacante Riko Ueki foi derrubada na área por Janogy, e a arbitragem marcou pênalti. Ela mesma foi para a cobrança, mas mandou na trave. Depois, aos 41, o desfecho foi o mesmo. Em cobrança de falta da atacante Aoba Fujino, a bola parou novamente no poste.
Quando já restavam poucas esperanças para as japonesas, veio o gol. Em falha da defesa, a bola sobrou para Hayashi na pequena área. A meia do West Ham finalizou de direita e descontou. Mas não foi o suficiente. Mesmo com os 10 minutos de acréscimo, o Japão não conseguiu buscar a igualdade e forçar uma decisão na prorrogação.
Agora, a seleção japonesa volta para casa. Enquanto as suecas buscarão uma vaga à final. O embate decisivo com a Espanha ocorre na próxima terça-feira (15), às 5h, no Eden Park. A melhor campanha da Suécia em uma Copa do Mundo Feminina foi em 2003, quando ficou com o vice.