A Seleção Brasileira Feminina já está a caminho da Austrália para a disputa da Copa do Mundo. O trajeto que começou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (3) teve um planejamento especial da CBF e comissão técnica para reduzir os efeitos do longo deslocamento no grupo de atletas.
O primeiro ponto a destacar é que a viagem tem uma estrutura inédita oferecida à Seleção Feminina, desde o voo fretado até o aumento de profissionais na delegação. O trajeto total terá cerca de 24 horas de duração, com uma parada em Pappete, na Polinésia Francesa, para abastecimento. A previsão de chegada em Brisbane é nesta terça-feira (4), às 18h35min do horário local. O fuso horário entre Brasil e Austrália é de 13 horas.
Depois do desembarque, a delegação irá partir para Gold Coast, região metropolitana ao sul de Brisbane, na costa leste da Austrália. Será neste local que o Brasil fará a preparação e aclimatação para o Mundial do período do dia 4 até 18 de julho.
Na sequência da programação, a Seleção irá retornar a Brisbane para seguir as últimas atividades antes da estreia. Pela primeira vez, todas as 32 seleções terão um centro de treinamento exclusivo durante a primeira fase. O local escolhido pela CBF foi Moreton Bay Central Sports Complex. Caso a equipe garanta a classificação à próxima fase, não haverá sede fixa. O planejamento prevê deslocamentos para as cidades-sedes das partidas.
Equipe de profissionais
No voo que partiu de Brasília, além das 26 atletas, sendo três na condição de suplentes (Tainara, Angelina e Aline Gomes), estavam 31 membros da comissão técnica, que envolve profissionais do departamento médico, apoio e logística. Este é um número recorde em se tratando de Seleção em edições de Copas de futebol feminino. Mais da metade da equipe é composta por mulheres, 17 no total.
O núcleo de profissionais contará com diversas especialidades, entre elas a ginecologia. A médica ginecologista Tathiana Parmigiano é a responsável pelo acompanhamento clínico das atletas. O planejamento já realizado para a Copa, que será acompanhado do Brasil, leva em conta a redução dos impactos do ciclo menstrual na rotina de preparação e disputa do Mundial.
Aeronave personalizada
Em toda a área de fuselagem, a aeronave que levou a delegação do Brasil estava personalizada com frases de apoio às mulheres. Eram três os dizeres escritos em inglês: "Nenhuma mulher deve ser obrigada a cobrir a cabeça. Nenhuma mulher deve ser morta por não cobrir a cabeça. Nenhum homem deve ser enforcado por dizer isso".
Os jogos do Brasil na primeira fase
O caminho brasileiro iniciará no dia 24 de julho. A estreia será diante do Panamá, às 8h (horário de Brasília), no Estádio Hindmarsh, em Adelaide. Os outros adversários no Grupo F são França e Jamaica.
- 24/7 (segunda-feira) - 8h: Brasil x Panamá, Estádio Hindmarsh
- 29/7 (sábado) - 7h: França x Brasil, Estádio de Brisbane
- 2/8 (quarta-feira) - 7h: Jamaica x Brasil, Estádio Retangular de Melbourne