Quando o torcedor do Juventude é questionado sobre algum personagem emblemático dos acessos, rapidamente o nome de Zulu é lembrado. Em 2013, o centroavante foi um dos grandes responsáveis por tirar o Alviverde da Série D.
Naquela campanha, um dos jogos mais marcantes foi o das oitavas de final, diante do Londrina. Na partida de ida, vitória dos paranaenses por 1 a 0, no Estádio do Café. Na volta, o Juventude precisava reverter, saiu na frente, viu o Tubarão igualar e, passado dos 40 minutos, tinha de marcar mais dois gols para se classificar. E não é que vieram. Aos 42 e aos 46, Zulu deixou o Alviverde à frente e garantiu o 3 a 1 no Alfredo Jaconi.
— Para nós, conseguir o acesso foi muito gratificante porque tiramos o clube de um lugar onde não deveria estar, pelo tamanho que tem. Além disso, também ajudamos financeiramente a reerguer o clube, renovar patrocínios, ter novos patrocínios, e o mais importante: o retorno da torcida ao clube — relembra o ex-centroavante Zulu, em entrevista a GZH.
Nos Estados Unidos, onde atua como coach, Zulu atendeu a reportagem de GZH para relembrar aquele acesso histórico e, também, falar sobre a partida decisiva para as Gurias Jaconeras. Neste sábado (27), elas lutarão para colocar seus nomes na história do clube. Assim como ele fez em 2013.
No Alfredo Jaconi, contarão com o apoio da papada para buscar uma vitória sobre o Pinda-SP e mudar de patamar no futebol feminino. O jogo se inicia às 15h, com ingressos a 2 kgs de alimento não-perecível. De longe, Zulu estará na torcida. Em Caxias, ele espera que os jaconeros também abracem as gurias.
— Torcida jaconera, mais conhecida como papada, fico feliz por vocês lembrarem de mim. Vocês sabem o carinho e o respeito que eu tenho pelo clube, pelos torcedores. Gostaria de pedir, encarecidamente, que vão ao jogo no sábado apoiar as meninas. Grande futuro. É um momento ímpar para o clube, onde mais uma vez vai elevar o nome do Juventude. Apoiem do início ao fim, como vocês fizeram em 2013, um momento único para o Zulu e para o clube. Eu acredito e vocês, acreditam? — ressaltou o centroavante.
Em campo, uma das atletas de confiança do técnico Luciano Brandalise na busca pelo acesso é a meia Karol. Torcedora do clube, ela estava nas arquibancadas em 2013 apoiando o Ju. Agora, é Zulu quem estará vibrando pela meia.
Dos EUA, mandou um recado para Karol e o grupo alviverde:
— Aproveita o momento, tanto você quanto as outras atletas, concentradas do início ao fim, mas nem preciso dizer porque isso é de praxe. Por mais que, nós, atletas, planejamos fazer as coisas corretas, às vezes elas saem do eixo. Então, mantenha o foco e a fé, é o mais importante, porque o restante vai se encaixar e a torcida vai junto com vocês. Boa sorte e sucesso nesse acesso — disse o centroavante Zulu.
As Gurias Jaconeras chegam invictas para o embate. São quatro vitórias e um empate. Além de 14 gols marcados e apenas quatro sofridos.