A sequência praticamente impecável como mandante se encerrou neste sábado (6) para o Inter. Após 22 jogos e mais de 15 meses sem derrota dentro de casa, as Gurias Coloradas tropeçaram por 2 a 1 para o Palmeiras, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. A partida foi válida pela 10ª rodada do Brasileirão Feminino.
Mesmo com o resultado adverso, o time gaúcho permanece na zona classificação. Atualmente com 19 pontos, o Inter caiu uma posição e agora ocupa a quinta colocação. Se o Santos vencer o Cruzeiro, também neste sábado, a equipe colorada pode terminar a rodada no sexto lugar.
Na escalação, o técnico Maurício Salgado promoveu mudanças. Com a suspensão da capitã Bruna Benites, a jovem Carlinha estreou na zaga, ao lado de Isa Haas. A volante Capelinha, por sua vez, foi recuada à lateral direita e Djeni começou no meio de campo. A última alteração envolveu o posicionamento: a atacante Tamara Bolt, que vinha atuando na lateral direita, iniciou na frente, ao lado de Belén Aquino e Priscila.
A primeira chegada com perigo foi colorada. Aos seis minutos, em contra-ataque rápido puxado por Tamara Bolt, a bola sobrou para que Priscila finalizasse e a goleira afastasse parcialmente. No rebote, o Inter não conseguiu estufar as redes adversárias.
O Palmeiras respondeu aos oito, com Duda Santos chutando, da grande área, e Zóio afastando com o pé direito. Depois, aos 13, mais uma oportunidade do Inter. Agora, com Tamara Bolt finalizando cruzado e mandando muito próximo da meta palmeirense. Mas para fora.
A primeira defesa de Gabi Barbieri veio aos 16, em chute rasteiro de Duda Santos. Mas, quatro minutos depois, a goleira colorada não conseguiu impedir o gol palmeirense.
Após encontrão entre Isa Haas e Bia Zaneratto, na área, a arbitragem assinalou penalidade máxima para o time paulista. A camisa 10 mesma cobrou e mandou no canto direito. Barbieri caiu para o esquerdo. As Palestrinas tinham a vantagem.
O Inter tentou responder aos 25, com Priscila finalizando com o pé direito, mas mandando para fora. O empate veio mesmo aos 30. Tamara Bolt recebeu de Pati Llanos, na entrada da grande área, arriscou e encobriu a goleira Tapia. O primeiro da atacante/lateral na Série A-1 de 2023.
O Palmeiras teve a chance de fazer o segundo aos 47, Bia Zaneratto apareceu entre as zagueiras e, cara a cara com Barbieri, exigiu grande defesa da goleira colorada.
Para a segunda etapa, o técnico Maurício Salgado promoveu a entrada da lateral direita Roberta no lugar da volante Zóio, amarelada. A alteração fez com que Capelinha voltasse para o meio-campo.
Para ir em busca da virada, o Inter aproveitava-se da velocidade de Tamara Bolt e Belén Aquino, pelos lados do campo. Mas, mesmo criando, não conseguia gerar oportunidades claras de gol.
E, aos 10 minutos, o Palmeiras voltou a ficar na frente no placar. Em jogava ensaiada, após cobrança de escanteio, Katrine cruzou rasteiro para que Amanda Gutierres, na entrada da grande área e de primeira, vencesse a goleira Gabi Barbieri e marcasse um golaço.
Depois disso, o técnico do Inter voltou a mexer na equipe. As meio-campistas Djeni e Pati Llanos deram lugar a Fany Gauto e Fabiola Sandoval. A ideia era clara: tornar o time ainda mais ofensivo para buscar ao menos o empate, que quase veio aos 16. Após cruzamento de Roberta, pela direita, Priscila subiu mais alto do que a defesa e cabeceou, mas para fora.
As últimas alterações vieram nos minutos finais. A autora do gol, Tamara Bolt, deu lugar à Analuyza. Enquanto Marzia ingressou no jogo na vaga de Eskerdinha. Com isso, Roberta foi para a lateral esquerda e Marzia assumiu a direita.
Em busca do gol, o Inter pressionava, criava, mas não conseguia levar perigo à goleira palmeirense. A melhor chance veio aos 36. Belén Aquino foi lançada em velocidade, deixou a zagueira Flavia da Mota no chão. E, quando foi finalizar, parou em Tapia. Aos 49, a uruguaia ainda buscou um cruzamento para que Fany Gauto aparecesse para cabecear, mas sem sucesso. Era o fim de uma sequência de 22 jogos de invencibilidade.
Após duas derrotas, o Inter volta a campo no domingo seguinte (14), às 15h, no Sesc das Alterosas, em Belo Horizonte. A partida é contra o Atlético-MG.
Ficha técnica
Inter 1x2 Palmeiras
Brasileirão Feminino — 6/5/2023 — 10ª rodada
INTER
Gabi Barbieri; Capelinha, Carlinha, Isa Haas e Eskerdinha (Marzia, 27'/2º); Zóio (Roberta, INT), Djeni (Sandoval, 16'/2º) e Pati Llanos (Fany Gauto, 16'/2º); Tamara Bolt (Analuyza, 22'/2º), Belén Aquino e Priscila. Técnico: Maurício Salgado.
PALMEIRAS
Tapia; Bruna Calderan, Poliana, Sorriso (Flavia da Mota, 34'/2º) e Katrine; Benítez (Juliete, 11'/2º), Duda Santos, Amanda Gutierres (Yamila Rodriguez, 34'/2º) e Bia Zaneratto; Camilinha e Leticia (Lais Estevam, 22'/2º). Técnico: Ricardo Belli.
Gols: Bia Zaneratto (P), aos 21, e Tamara Bolt (I), aos 33, do primeiro tempo; Amanda Gutierres, aos 10 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ricardo Belli (técnico), Andressinha, Bruna Calderan, Sorriso, Poliana, Camilinha, Thiago Campos (fisioterapeuta), Michel Viola (assistente), Bia Zaneratto (P); Roberta, Zóio, Hebert Nunes (fisioterapeuta) e Djeni (I)
Arbitragem: Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Estefani Adriati Estrela da Rosa e Ariela Duarte da Silveira. O trio é gaúcho.
Local: Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.