Mesmo com uma excelente safra, com nomes como Rakitic, Modric, Perisic e Mandzukic, por muito pouco a Croácia não ficou fora da Copa do Mundo. A vaga foi conquistada graças a uma ousada troca de técnico, 48 horas antes do jogo decisivo contra a Ucrânia, fora de casa, pelas Eliminatórias. Em apenas dois dias, o pouco conhecido Zlatko Dalic consertou o time, garantiu a vaga no Mundial e rapidamente se transformou em um herói nacional, uma espécie de “Tite croata”.
A equipe balcânica vinha de um empate por 1 a 1 com a modesta Finlândia, que custou o emprego do antigo técnico Ante Cacic, e estava em terceiro lugar no Grupo I das eliminatórias europeias. No confronto direto com os ucranianos, na última rodada, a principal mudança promovida por Dalic foi mudar o posicionamento de Luka Modric, colocando o craque do Real Madrid mais perto do gol adversário. Deu certo.
Após vencer a Ucrânia por 2 a 0 em plena Kiev, a Croácia derrotou a Grécia nos play-offs e carimbou a vaga na Rússia. Agora, Dalic tem tempo para trabalhar a equipe e acomodar as inúmeras peças de qualidade que tem à disposição.
— O time reagiu muito bem. O técnico anterior, Ante Cacic, era odiado pelos torcedores. Para ser sincero ninguém acreditava que Dalic poderia reparar os danos e mudar as coisas. Hoje, ele é um herói nacional. Não é muito conhecido no mundo, mas entende de futebol — relata o jornalista croata Davor Petrovic, do diário Vecernji, de Zagreb.
Os melhores atletas croatas estão no meio-campo e no ataque. Os meio-campistas Ivan Rakitic, do Barcelona, e Luka Modric, do Real Madrid, são o eixo central da equipe, que ainda conta com Ivan Perisic, da Internazionale, e Mario Mandzukic, da Juventus.
Merecem destaque ainda os ponteiros Marko Pjaca, do Schalke 04, e Ante Rebic, do Eintracht Frankfurt, de excelente atuação na vitória por 1 a 0 sobre o México, em o amistoso de março. Porém, só há lugar na equipe para um deles. Como se não bastasse, o banco ainda conta com os bons centroavantes Kramaric, do Hoffenheim, e Kalinic, do Milan.
O provável time croata tem: Subasic; Vrsaljko, Corluka, Vida e Strinic; Rakitic e Badelj; Pjaca, Modric e Perisic; Mandzukic.
A grande pedra no sapato da Croácia atende pelo nome de Islândia. A sensação viking eliminou o time croata na Euro 2016 e venceu de novo o duelo no Grupo I das eliminatórias europeias. Por ironia dos destinos, as duas seleções se encontrarão na Copa do Mundo no Grupo D, onde estão ao lado de Argentina e Nigéria. Será a hora da revanche.