Atlético-MG líder, Santos no G-6, Vasco em sétimo e Botafogo quase na zona de rebaixamento. Essas seriam algumas das colocações da tabela do Brasileirão se fossem considerados somente os pontos conquistados no segundo turno — 12 jogos para a maioria dos times, com exceção daqueles com duelos atrasados.
A dupla Gre-Nal, no entanto, não teve mudanças drásticas entre os dois momentos. O Grêmio somou 19 pontos (52,8% de aproveitamento) no returno e, nesse recorte, está na quinta posição, uma abaixo da que ocupa na classificação geral às vésperas da 32ª rodada. O Inter conquistou 15 pontos (41,7%) e está na 12ª posição, uma acima do lugar atual na tabela. Mesmo com a má fase atual, o Inter fez um ponto a mais que o Fluminense de Fernando Diniz, que divide atenções com a final da Libertadores.
O acompanhamento da tabela do returno é feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O levantamento mostra que o Bragantino tem que o melhor aproveitamento, com 69,7% dos pontos disputados ganhos. A liderança fica com o Atlético-MG porque o Galo tem dois pontos a mais, com 69,4%. A porcentagem do Bragantino é maior porque a equipe tem uma partida a menos — isto é, disputou uma quantidade menor de pontos e, na proporção, ganhou mais.
Quem mantém a régua alta é o Palmeiras, com a terceira maior quantidade de pontos conquistados, 22. Logo abaixo, vem o Bahia, com 19, um dos clubes que estão na segunda página do Brasileirão e reagiram no returno. Entre os desempenhos que saltaram, estão o Santos - com o mesmo aproveitamento do Grêmio, e o Vasco da Gama, com 19 e 18 pontos ganhos dos 36 disputados, respectivamente.
Esperança
Um dos fatores que dá esperança para palmeirenses, torcedores do Bragantino e gremistas é a queda do Botafogo nas últimas partidas. A avalição é materializada na tabela do segundo turno: de 33 pontos — a Estrela Solitária tem um jogo atrasado contra o Fortaleza — ganhou apenas 12, ou seja, 36,3%. Mesmo assim, a "gordura" acumulada no primeiro turno foi tamanha que o Fogão segue líder, mas, agora, somente três pontos a frente do Palmeiras, quatro a mais que o Bragantino e seis acima do Tricolor gaúcho.