Um esquema especial de trânsito foi montado pelas empresas de transporte para o clássico Gre-Nal deste domingo (21), às 18h30min, na Arena. Com previsão de um grande público, a recomendação é de que os torcedores antecipem seus deslocamentos até a região do Humaitá. A abertura dos portões está marcada para as 16h30min.
Ônibus
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) determinou que duas linhas especiais de ônibus comecem a circular a partir das 15h30min. Sete veículos da linha Futebol sairão do Largo Glênio Peres, no Centro, em direção ao estádio, com a primeira viagem às 15h30min. Após a partida, 10 carros partirão do terminal Padre Leopoldo Brentano com desembarque no Largo Glênio Peres.
Já a linha T2.3 Arena terá à disposição quatro veículos, que sairão da Rua Peri Machado, no bairro Praia de Belas. Após o término da partida, o embarque dos carros será no terminal Padre Leopoldo Brentano em direção à Rua Peri Machado.
Lotações
Além dos ônibus, uma linha de lotação será dedicada para o clássico. A partir das 20h30min, estarão posicionadas na Avenida Padre Leopoldo Brentano, junto ao viaduto da BR 448, as linhas 60.4 – Parque Humaitá; 30.2 – Partenon/Pinheiro/Parada 21, que leva até a Lomba do Pinheiro; e a linha 60.5 – J. D. Leopoldina/Assis Brasil, para o bairro Rubem Berta.
Trem
Outra opção de transporte é a trensurb, cuja Estação Anchieta está a 1,5km quilômetro da Arena (aproximadamente 10 minutos de caminhada até o estádio). A Trensurb vai operar normalmente com seus horários de domingo, com saídas da Estação Mercado e Estação Novo Hamburgo a cada 20 minutos, das 5h às 20h07min. Entre 20h07min e 20h30min, as partidas serão a cada 23 minutos. Após, até 23h25min, as saídas terão um intervalo de 25 minutos.
Bloqueios de trânsito
Como o clássico resulta em trânsito, a EPTC bloqueará ruas do entorno da Arena. Até quatro horas antes do jogo, a chegada à Arena pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) poderá sofrer bloqueio, de acordo com monitoramento local. Os acessos à avenida Padre Leopoldo Brentano também serão fechados e a via estará bloqueada para o trânsito de veículos. Esse horário pode até ser antecipado para maior segurança dos torcedores, com monitoramento dos agentes da EPTC e Brigada Militar (BM).
Os veículos em circulação pela A.J. Renner devem acessar a avenida Gilberto Lehnen para o estacionamento no E2, ou a rua Airton Ferreira da Silva para o E1. Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 será direcionado obrigatoriamente para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, será direcionado para a avenida Voluntários da Pátria.
Ao final da partida, a avenida Voluntários da Pátria poderá ter sentido único em direção ao Centro, entre a rua Adelino Machado de Souza e o acesso à rótula da rua Dona Teodora, de acordo com monitoramento dos agentes da EPTC.