A 25ª rodada do Brasileirão trouxe novidades nas duas pontas da tabela de classificação. O novo integrante do G-6 é o Grêmio, que, com goleada fora de casa, tirou o rival Inter na zona de classificação para a Libertadores.
Na parte de baixo, a crise do Cruzeiro segue interminável, com o técnico Abel Braga completando sua quarta partida à frente da equipe e sem conhecer o gosto da vitória. Quem conseguiu deixar o Z-4 foi o Ceará, de Adilson Batista.
Atlético-MG 1x4 Grêmio
O Tricolor se sente à vontade em Belo Horizonte. No domingo (13), mesmo no Independência, os comandados de Renato Portaluppi construíram a maior goleada da rodada: 4 a 1 sobre o Atlético-MG. Galhardo, Maicon, Pepê e Alisson marcaram para o Grêmio, com Di Santo descontando para os donos da casa.
Para os atleticanos, o resultado causou a demissão do técnico Rodrigo Santana. Para os gremistas, representou a entrada na zona de classificação da Libertadores — o time agora é sexto, com 41 pontos.
Inter 0x0 Santos
Quem deixou o G-6 foi o Colorado que, no Beira-Rio, não saiu de um empate por 0 a 0 com o Santos. Foi a primeira partida sob o comando do treinador Ricardo Colbachini, que assumiu de maneira interina após a demissão de Odair Hellmann.
O placar não foi bom para nenhuma das duas equipes. Se o Inter deixou a zona de classificação da Libertadores, os santistas perderam a vice-liderança.
Palmeiras 1x0 Botafogo
Ainda no sábado, o Palmeiras retomou o segundo lugar na tabela ao vencer o Botafogo por 1 a 0, no Pacaembu, em São Paulo. O único gol da partida foi marcado pelo volante Thiago Santos.
Apesar disso, a distância do time de Mano Menezes para o líder Flamengo segue muito grande. Os palmeirenses chegaram aos 50 pontos, mas os cariocas têm 58.
Athletico-PR 0x2 Flamengo
A 18ª vitória rubro-negra no campeonato veio na Arena da Baixada, em Curitiba. Com gols de Bruno Henrique, os líderes bateram o Athletico-PR por 2 a 0.
A má notícia para a torcida flamenguista ficou por conta da fratura no rosto sofrida pelo lateral Rafinha, que será reavaliado no Rio de Janeiro e vira dúvida para o confronto com o Grêmio, pela Libertadores.
São Paulo 1x0 Corinthians
Em briga direta pelo G-4, São Paulo e Corinthians disputaram o clássico paulista no Morumbi. Melhor para os donos da casa, que venceram por 1 a 0, em pênalti polêmico convertido pelo lateral Reinaldo.
A vitória fez os são-paulinos chegarem aos mesmos 43 pontos dos rivais, porém os corintianos levam vantagem no saldo de gols (11 contra 10) e seguem na quarta colocação.
Chapecoense 1x1 Cruzeiro
Na parte de baixo da tabela, segue o calvário cruzeirense. No domingo, os mineiros foram a Chapecó e saíram na frente do marcador com o zagueiro Dedé. Porém, a Chapecoense chegou ao gol de empate já nos acréscimos, com o ex-colorado Camilo.
O placar de 1 a 1 foi ruim para ambos, já que os catarinenses continuam na lanterna, com apenas 16 pontos, e o Cruzeiro é o antepenúltimo, com 22. Foi a quarta partida do técnico Abel Braga sem saber o que é vencer na competição.
Ceará 1x0 Avaí
Quem teve motivos para comemorar foi o Ceará, que conseguiu deixar o Z-4 ao vencer o Avaí por 1 a 0. O gol do alívio foi marcado pelo atacante Bergson, revelado na base gremista.
Com 26 pontos, os comandados de Adilson Batista subiram uma posição e empurraram o CSA de volta para a zona de rebaixamento.
Goiás 1x0 CSA
O CSA, de Argel Fucks, voltou a perder. Desta vez, o tropeço aconteceu diante do Goiás, no Serra Dourada. O único gol da partida foi anotado pelo habilidoso atacante Michael.
Os goianos, por sua vez, subiram para o nono lugar, ultrapassando o Athletico-PR, ao chegar aos 36 pontos.
Fluminense 2x0 Bahia
No Maracanã, o Fluminense deu sequência a sua reação no campeonato. Desde que o ex-volante Marcão assumiu como interino, o time não perdeu mais. Foram três vitórias e um empate. A mais nova vitória veio sobre o Bahia, no sábado, por 2 a 0, com Nenê e Daniel balançando as redes.
Apesar da derrota, o técnico dos baianos — o gaúcho Roger Machado — chamou atenção na entrevista coletiva com seu discurso sobre o racismo no Brasil.
Vasco 1x0 Fortaleza
Outro carioca que também se manteve na fuga do rodapé da tabela foi o Vasco. Em São Januário, os comandados de Vanderlei Luxemburgo venceram o Fortaleza, de Rogério Ceni, por 1 a 0.
O gol, que levou a equipe cruz-maltina ao 12º lugar, foi anotado por Yago Pikachu, de pênalti.