Em ritmo de feriado em pleno fim de semana, o Palmeiras recebeu o Botafogo na noite deste sábado (12), no Pacaembu. Sem inspiração, mas também sem dificuldade, o time comandado pelo técnico Mano Menezes saiu de campo com a vitória por 1 a 0.
O gol, marcado no início do duelo por Thiago Santos, fez os paulistas voltarem a se aproximar da liderança do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, por sua vez, em crise, aguarda a estreia de Alberto Valentim, novo treinador, no meio da semana.
Com o resultado, o Palmeiras chegou a 50 pontos, assumindo a segunda colocação do Campeonato Brasileiro — terá que torcer para o Santos não vencer o Inter neste domingo para se manter na posição. O Botafogo ficou em 12º, com 30 pontos.
Pela competição, ambas as equipes voltam a campo na quarta-feira — enquanto o Verdão recebe a Chapecoense, o Alvinegro visita o Vasco.
Diante de um Botafogo repleto de desfalques, o Palmeiras, sem pressa, foi chegando aos poucos ao ataque. Com o passar dos minutos, a estratégia montada por Mano Menezes superava a do Bruno Lazaroni — o placar refletia este panorama. Aos 14 minutos do primeiro tempo, o gol da vitória na partida era marcado: Thiago Santos tabelou com Gustavo Scarpa, invadiu a área e estufou as redes defendidas por Diego Cavalieri. Bonito gol que colocou o Verdão à frente do marcador.
Após sair na frente, o Palmeiras passou a administrar a partida. Tecnicamente, a equipe - assim como o Botafogo - não mostrava uma efetiva inspiração. Até o intervalo, Gustavo Scarpa e Zé Rafael ainda levaram um certo perigo, mas nada mais além disso. O Verdão sofria para sair jogando na troca de passes, enquanto o Alvinegro não finalizava, ameaçando bem pouco o gol defendido por Fernando Prass. Este panorama não iria mudar muito para os 45 minutos finais do duelo.
Na volta para o segundo tempo, como dito no tópico anterior, as equipes seguiam sem construir da melhor forma, pecando bastante na criação. O Palmeiras, com um elenco superior em comparação com o do Botafogo, contava com jogadas individuais para tentar resolver o duelo, já que a vitória estava com um placar mínimo. Bruno Henrique e Gustavo Scarpa chegaram, mas Diego Cavalieri foi bem para evitar uma derrota elástica dos cariocas — o primeiro chegou a marcar aos 43, mas a arbitragem anulou corretamente, com o vídeo confirmando. Vitória do Palmeiras por 1 a 0, justo pelo apresentado em ambos os lados.