Depois de ser demitido do Vasco no vestiário do Maracanã após a derrota para o Flamengo, na final do Campeonato Carioca, Alberto Valentim se manifestou pela primeira vez. Em postagem nas redes sociais, o treinador afirmou que sai de cabeça erguida e ressaltou as três finais disputadas pelo time em 2019, incluindo o título da Taça Guanabara. Valentim teve pouco mais de 50% de aproveitamento em 41 jogos.
— Saio da mesma maneira que entrei, de cabeça erguida. Durante esses nove meses de trabalho, retomamos a confiança do clube, que voltou a figurar próximo ao topo nas competições. O grupo acreditou e, graças a isso, foram três finais em 2019 e um título conquistado. Ressalto também o Campeonato Brasileiro de 2018, no qual encontrei um time desacreditado e, com a ajuda dos jogadores, que compraram nossa ideia desde o início, mantivemos o clube na elite do futebol brasileiro — disse.
Valentim assumiu o Vasco em agosto de 2018 e conseguiu ajudar a manter o time na Série A do Brasileiro. A pressão da torcida e o rendimento abaixo do esperado culminaram na demissão dele.
— Agradeço também ao presidente Alexandre Campello pela confiança e por todo o apoio durante este período em que estive aqui. Não posso esquecer de mencionar também esta comissão técnica fixa, que sempre esteve comigo e me apoiou durante as decisões. Obrigado também Alexandre Faria, André Souza e PC Gusmão. A este grupo de jogadores, à comissão técnica, à diretoria e todos os funcionários, o meu muito obrigado. Vocês acreditaram desde o início em nosso trabalho e é isso que me deixa feliz — completou.