Há 11 anos, a pior temporada da história corintiana. Em 2007, o time que tem uma das maiores torcidas do país, caía para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro depois de conquistar 44 pontos em 38 rodadas. Pela primeira vez, o Corinthians, na época treinado por Nelsinho Baptista, era rebaixado.
11 anos depois, a "Fiel" torcida não quer reviver aqueles momentos. Com o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Corinthians concentra agora suas energias no Brasileirão onde a campanha atual é muito semelhante a de 2007. Naquele ano, depois de 29 rodadas, o "Timão" tinha 34 pontos. Hoje, tem 35. O diferente é que lá, o Corinthians já estava na zona de rebaixamento pois os concorrentes tinham mais pontos. Agora não. Os paulistas estão quatro pontos a frente do primeiro rebaixado que é o Ceará, com 31. E entre ele e os cearenses, aparecem outros cinco times.
Corinthians 2007 x Corinthians 2018
Após 29 rodadas
2007 - Corinthians 34 pontos em 18.º lugar
2018 - Corinthians 35 pontos em 11.º lugar
Jogos que restam em 2018
fora - Vitória, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-PR e Grêmio
casa - Bahia, São Paulo, Vasco e Chapecoense
Coincidência negativa na última rodada
Em 2007, quando caiu, o Corinthians viu seu rebaixamento consumado na última rodada em Porto Alegre. O time empatou com o Grêmio, no Estádio Olímpico, em 1 a 1 . Quis o destino que em 2018, o adversário da 38.ª rodada seja novamente o tricolor gaúcho. E outra vez na capital do Rio Grande do Sul. Porém, agora o confronto será na Arena.
Projeção atual é mais favorável do que em 2007
O desempenho na parte debaixo da tabela em 2018 é bem inferior ao de 2007, quando o Corinthians caiu. Tanto que naquela temporada, o time paulista caiu com 44 pontos. Hoje, a projeção é de que o 16.º colocado escape com 42 pontos. O "Timão" precisaria de sete nas últimas nove rodadas.
Porém, se tudo der errado neste final de semana, com o Corinthians perdendo em Salvador para o Vitória e os resultados paralelos, não ajudarem, a equipe chegará a 31.ª rodada na 15.ª colocação, apenas um ponto a frente do primeiro time na zona de rebaixamento.
Pior cenário - antes da 31.ª rodada, 15.º lugar com um ponto a frente do Z-4
- derrota do Corinthians para o Vitória
- vitória do Vasco sobre o Sport no Recife
- vitória do América-MG sobre o Grêmio em Belo Horizonte
- qualquer resultado no confronto Botafogo x Bahia no Rio de Janeiro
- vitória do Ceará sobre o Palmeiras em São Paulo ou
- vitória da Chapecoense sobre o Cruzeiro em Belo Horizonte