Duas partidas nesta sexta-feira, abrem a 31.ª rodada do Brasileirão: em Salvador, o Vitória recebe o São Paulo. E em São Januário, o Inter encara o Vasco. São confrontos que envolvem os opostos na tabela. Times brigando pela parte de cima da tabela e times lutando para escapar da proximidade e da própria zona de rebaixamento para a Série B no ano que vem.
Na briga no alto, o Brasileirão oferece pelo regulamento seis vagas para a próxima Libertadores. Mas este número pode aumentar conforme o desempenho dos clubes que estão entre os seis nas competições paralelas como Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana.
Na atual classificação, o G-6 está desta forma desde a 11.ª rodada. São 20 rodadas com Palmeiras, Flamengo, Inter, São Paulo, Grêmio e Atlético-MG entre os seis primeiros, garantindo vaga na próxima Libertadores.
G-7 = Grêmio e Palmeiras ainda buscam a América em 2018
A Libertadores deste ano segue em disputa. Grêmio e Palmeiras estão nas semifinais e ainda sonham com o título. Os gaúchos com o tetra e os paulista com o bicampeonato. Conquista que automaticamente garante o campeão na próxima Libertadores. Como ambos estão no G-6 do Brasileiro, abriria uma sétima vaga.
G-8 = Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil
Sendo aberto o G-7, cresce a chance de termos G-8. Isto porque o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil em 2018, já garantiu vaga na próxima Libertadores. E hoje, apesar de ser décimo no Brasileirão, o time mineiro tem a mesma pontuação do oitavo colocado, que é o Atlético-PR. Se a raposa ficar entre os sete melhores, abre a oitava vaga.
G-9 = Atlético-PR, Fluminense e Bahia sonham com a Sul-Americana
A combinação precisa ser ampla. E com os brasileiros conquistando os dois títulos continentais em disputa. Sendo assim e com o Cruzeiro no bolo de cima, o Brasileirão teria o chamado G-9, com nove equipes tendo vaga na próxima Libertadores.
Resumo
Brasileirão com G-6
Sem título de Grêmio ou Palmeiras na Libertadores, sem o Cruzeiro, Atlético-PR, Bahia ou Fluminense chegando até a sexta colocação.
Brasileirão com G-7
Com Grêmio ou Palmeiras vencendo a Libertadores e se mantendo entre os seis primeiros; ou com o Cruzeiro chegando em sexto; ou ainda, com um brasileiro vencendo a Sul-Americana e terminando o Brasileirão entre os seis primeiros.
Brasileirão com G-8
Precisa de duas combinações: título de Grêmio ou Palmeiras na Libertadores e permanência do campeão entre os seis primeiros. Além disso, que o Cruzeiro fique no mínimo em sétimo ou que um brasileiro (Atlético-PR, Bahia ou Fluminense) vença a Sul-Americana e termine o Brasileirão no mínimo na sétima posição.
Brasileirão com G-9
A mais difícil das combinações. Grêmio ou Palmeiras vencendo a Libertadores e ficando entre os seis; Cruzeiro ficando até o sétimo lugar; e um brasileiro (Atlético-PR, Bahia ou Fluminense) vencendo a Sul-Americana e estando no mínimo, em oitavo.