Depois de a McLaren ter confirmado Sérgio Sette Câmara como seu piloto de testes para a temporada 2019, o Brasil garantiu mais um piloto na Fórmula-1 no ano que vem. A Haas anunciou nesta sexta-feira (9) que Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, também foi contratado como test driver. Ele é o primeiro brasileiro a participar da nova equipe americana, que estreou na categoria em 2016.
Como parte do acordo, Fittipaldi, 22 anos, fará sua estreia em F-1 nos testes de pneus que a Pirelli vai promover no próximo dia 27, depois do GP de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina. Será o retorno de um piloto brasileiro a um cockpit da categoria após um ano de ausência de representantes do país nas pistas. Pietro será o reserva da dupla formada pelo francês Romain Grosjean e pelo dinamarquês Kevin Magnussen.
Nesta temporada, o brasileiro participou de seis provas na Indy – inclusive as 500 Milhas de Indianápolis – e também do WEC, o Mundial de Endurance. No treino para as 6 Horas da Bélgica, em Spa-Francorchamps, Fittipaldi sofreu um grave acidente e quebrou as duas pernas, mas teve ótima recuperação e voltou a correr no fim da temporada.
– Estou extremamente feliz de conquistar esta vaga de piloto de testes. Gostaria de agradecer ao Gene Haas (dono da equipe) e ao Günther Steiner (chefe de equipe) pela oportunidade de fazer parte do time. Eles fazem um trabalho incrível na F-1, e terem me pedido para desempenhar este papel de seguir desenvolvendo este sucesso é realmente emocionante. Não vejo a hora de estar com as mãos no volante do VF-18 em Abu Dhabi. Quero carregar esta experiência para ter o máximo de aprendizado em 2019 e espero, um dia, conseguir uma vaga de titular – disse Pietro, nesta sexta (9), em Interlagos, onde acompanha o GP do Brasil.
Steiner fez questão de elogiar seu novo comandado e destacou o bom desempenho de Fittipaldi nas categorias de base, onde conquistou títulos, como na World Series de 2017.
– É um prazer dar as boas-vindas ao Pietro Fittipaldi na Haas, e estamos ansiosos para trabalhar juntos. Ele traz um pedigree de campeão e vencedor para o nosso time, com títulos nas categorias de base de fórmulas. Mais recentemente, também acumulou experiência e bom desempenho na Indy, e agora nós estamos felizes de poder dar ao Pietro seu primeiro teste em um F-1. Como parte de seu papel nos testes e o feedback que ele nos dará ao longo da temporada 2019, não tenho dúvida de que ele contribuirá muito para o crescimento e desenvolvimento de nosso time na Fórmula-1 – afirmou o dirigente.