O Brasil voltará a ter um piloto na Fórmula-1 a partir de 2019. O mineiro Sérgio Sette Câmara foi confirmado pela McLaren nesta terça-feira (6) como seu piloto de testes e de desenvolvimento para a próxima temporada. O atleta de 20 anos, filho do atual presidente do Atlético Mineiro, disputava a Fórmula 2, principal categoria de acesso ao maior campeonato do automobilismo mundial.
— É o meu sonho me tornar um piloto de Fórmula 1. E gostaria de agradecer a McLaren por me dar esta incrível oportunidade. Meu objetivo é me integrar ao máximo com o time e trabalhar o mais perto possível da equipe, ouvir, aprender para me desenvolver como piloto e ajudar a McLaren — disse o brasileiro, em comunicado divulgado pela equipe britânica.
Com o acerto, ele passará a integrar o programa de jovens pilotos da McLaren. Para tanto, chegará com a experiência de já ter feito parte de projeto semelhante da Red Bull nos últimos anos.
— Estamos felizes por dar as boas-vindas ao Sérgio na McLaren e no nosso programa de jovens pilotos. Estamos acompanhando a sua evolução por algum tempo e acreditamos que ele é um talento promissor, com um verdadeiro potencial. Estamos ansioso para trabalhar com ele para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades enquanto ele atua no suporte a nossas operações de corrida — declarou o também brasileiro Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren.
Sette Câmara disputa atualmente a F-2, em sua segunda temporada na categoria. Ele ocupa o sexto lugar no campeonato e soma sete pódios e uma pole position. O piloto ainda não venceu neste ano, mas comemorou um triunfo em 2017, no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Antes, competiu na Fórmula 3 Europeia, na Toyota Racing Series e na Fórmula 3 brasileira.