Depois de 15 anos recebendo a Fórmula-1 sempre no começo das temporadas, o GP da Malásia será palco, neste domingo, de mais um capítulo da briga entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton pelo título do Mundial 2016. E a mudança de data da prova em Sepang será parte do cenário no sudeste da Ásia.
O grande prêmio malaio costuma ser um dos mais exigentes para os pilotos, por conta do calor e da alta umidade do circuito, localizado a 45 quilômetros da capital Kuala Lumpur. O clima foi o responsável pela mudança na data de realização da corrida: as duas primeiras edições foram disputadas no final da temporada, como agora, com muita chuva e altas temperaturas. A direção da F-1 decidiu levar a prova ao início dos campeonatos, com clima mais ameno, mas mudou de ideia para 2016.
Com isso, a expectativa é de uma corrida muito dura para os competidores, especialmente Rosberg e Hamilton. O alemão, líder do campeonato com oito pontos de vantagem sobre o companheiro de Mercedes, tem 100% de aproveitamento nas três provas disputadas desde o retorno das férias. Rosberg vive melhor momento e, em Cingapura, no último dia 18, teve um final de semana perfeito, garantindo a vitória e o retorno à ponta da tabela com maestria.
Hamilton, por sua vez, terá de superar o momento do rival e o retrospecto recente nas seis corridas que tem pela frente até o final da temporada. No ano passado, ele venceu apenas duas das etapas, no Japão e nos Estados Unidos, quando garantiu seu terceiro título mundial. Para chegar à quarta taça – a terceira consecutiva –, terá de melhorar o desempenho para superar Rosberg.