
A Alpine anunciou que o argentino Franco Colapinto será o piloto titular da escuderia nas próximas cinco corridas da Fórmula 1. Com isso, o australiano Jack Doohan volta a ser reserva da equipe.
O piloto de 21 anos estreia pela equipe já na próxima corrida, no GP da Emília Romagna, na Itália. Colapinto também irá correr os GPs de Mônaco, da Espanha, do Canadá e da Áustria. Após as cinco provas, sua permanência será avaliada.
Colapinto estreou na Fórmula 1 no ano passado, também como substituto. Então piloto da Fórmula 2, era reserva da Williams e assumiu o posto após a saída de Logan Sargeant da equipe britânica. Apesar de mostrar velocidade, ficou sem assento como titular para a temporada 2025.
Já Doohan durou pouco como piloto Alpine na Fórmula 1. Estreou na categoria no GP de Abu Dhabi do ano passado, e teve apenas resultados discretos. Sua melhor colocação foi um 13º lugar no GP da China.
Assim, a volta de Franco Colapinto acontece no GP da Emília-Romagna, em Ímola, na Itália. A sétima etapa do Mundial de Fórmula 1 ocorre no dia 18 de maio.
Troca nos bastidores da Alpine
A Alpine já havia anunciado mudanças na direção ao longo da semana. Na terça-feira (6), o chefe de equipe Oliver Oakes pediu demissão do cargo. Com isso, o consultor executivo Flavio Briatore, figura marcante e conhecida na Fórmula 1, passou a acumular as funções no time.
Ouça o Paddock Gaúcha, podcast de automobilismo do Grupo RBS: