Duas das equipes mais tradicionais da Fórmula-1, Ferrari e Williams revelaram seus carros para a temporada 2016 nesta sexta-feira, pela internet, enquanto a atual bicampeã, Mercedes, fazia testes privados com sua nova W07, em Silverstone. Os primeiros teste oficiais começam na próxima segunda-feira, em Barcelona, mas as principais escuderias já estão aquecendo os motores.
Quem abriu o baile foi a Red Bull, na quarta-feira, ao apresentar em Londres o carro do ano passado pintado com as cores da temporada que está por vir. Nenhuma das quatro melhores equipes – Mercedes, Ferrari, Williams e Red Bull – mudou a dupla de pilotos. Na Ferrari, a nova SF16-H estará nas mãos do alemão Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Raikkonen.
Leia mais:
Filho de Schumacher, Mick muda de equipe na Fórmula-4
Manor anuncia indonésio, e Fórmula-1 tem grid definido para 2016
Massa: "A Williams entra para brigar por vitórias e pelo título"
O que gerou mais comentários nas redes sociais foi a presença de partes brancas em meio ao vermelho tradicional, que lembra a 312T pilotada por Niki Lauda na década de 70. O diretor técnico da escuderia italiana, James Allison, se disse "muito orgulhoso" com o novo carro.
– O modelo foi melhorado de forma transversal, com um projeto aerodinâmico mais afinado, graças a uma melhor implantação do motor V6 turbo híbrido – explicou Alisson.
Mais cedo, a Williams também apresentou o novo FW38, equipado com motor Mercedes, com a qual a escuderia inglesa pretende se manter "no pódio" do campeonato dos construtores, depois de terminar em terceiro nas últimas duas temporadas.
– Será um grande desafio – reconheceu Sir Frank Williams, 73 anos, que vem se retirando aos poucos da direção, deixando o comando nas mãos da filha Claire.
– A temporada 2016 será certamente muito interessante, com muitas equipes fortes, que vão querer tomar o nosso lugar. Estamos convencidos de ter dado um passo adiante, começamos a concepção do FW38 mais cedo e isso deve ajudar – avisou a dirigente.
Felipe Massa, que disputará sua terceira temporada com a Williams, ressaltou a boa expectativa para a temporada após dois anos de resultados consistentes no time de Grove.
– Os resultados obtidos nos últimos anos criam muita expectativa e deram um impulso para preparar o futuro. Passamos muito tempo trabalhando para entender em que pontos temos que melhorar – explicou Massa, 34 anos, que terminou em sexto lugar do mundial de pilotos no ano passado.
Companheiro de equipe do brasileiro, Valtteri Bottas também se disse ansioso por começar a temporada.
– Descobrir o novo carro é sempre um momento interessante e bastante animador. Estamos ansiosos para saber como ele se comporta, e a que ponto será rápido. Acho que estamos no rumo certo – afirmou o finlandês, quinto em 2015. A Williams conseguiu 13 pódios nos últimos dois anos, mas não vence uma corrida desde o GP da Espanha de 2012, quando o venezuelano Pastor Maldonado levou a melhor.
Depois de duas sessões oficiais de testes de pré-temporada em Barcelona, dos dias 22 a 25 de fevereiro e 1º a 4 de março, a temporada 2016 começa no dia 20 de março, em Melbourne, na Austrália.