Ocorre neste domingo (9) o primeiro dia das provas de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que não puderam participar do concurso no último mês de novembro. O segundo dia será no domingo seguinte, dia 16.
A oportunidade é destinada a quem esteve ausente por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais; pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura, ou por outras ocorrências específicas durante as provas também puderam pedir para realizar o exame em nova data. A solicitação é feita pela Página do Participante e passa por uma avaliação do Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Tem direito a participar da reaplicação também isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, e Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), das 280.145 pessoas que tiveram isenção em 2020, 63.090 pessoas privadas de liberdade se inscreveram para essa versão do exame. O número total de participantes não foi divulgado.
Assim como na primeira aplicação, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O exame inicia às 13h30min e termina às 19h no primeiro dia e às 18h30min no segundo dia. Neste domingo, os participantes irão realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias. Na semana seguinte será a vez das ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.