O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Consun-UFRGS) aprovou, nesta sexta-feira (7), os protocolos para um retorno seguro às atividades presenciais na universidade devido à pandemia. O parecer foi apresentado por uma comissão especial.
Aprovado com 43 votos favoráveis, nenhum contrário e duas abstenções, o plano de retorno tem entre as modificações a exigência de uso de máscara PFF2 ou cirúrgica, independentemente de ventilação ou outra tecnologia substituta.
A partir de 17 de janeiro, quando começa o semestre letivo 2021/2, a UFRGS terá o retorno gradual das atividades presenciais, com até 50% de servidores (docentes e técnico-administrativos) e bolsistas em cada unidade. A partir da mesma data, haverá atendimento presencial em todos os setores administrativos, técnicos e laboratoriais, resguardados os protocolos e as recomendações legais.
Além do plano de retorno, o Consun-UFRGS aprovou a criação de comissão especial, mista e paritária de acompanhamento do retorno das atividades presenciais na instituição. A inciativa foi aprovada por 46 votos a favor, um contrário e uma abstenção.