Ainda sem calendário escolar divulgado, há muitos pontos em aberto sobre como serão as aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2022. Um ponto, porém, já está confirmado: o ano envolverá três semestres letivos.
Entre janeiro e maio de 2022, ocorrerá o segundo semestre letivo de 2021, que sofreu atrasos em virtude de interrupções nas atividades da instituição no início da pandemia. O início do primeiro e do segundo semestres letivos de 2022 ainda não têm data estabelecida, mas a tendência é de que 2022/1 ocorra ao longo do ano que vem, com duração de 19 semanas, e 2022/2 comece no final do ano e termine em 2023.
Em live promovida na terça-feira (7) pela Escola de Engenharia da UFRGS, o vice-pró-reitor de Graduação da instituição, Leandro Raizer, afirmou que 2022 envolverá três semestres, o que foi confirmado por ele nesta quarta (8) à reportagem de GZH.
— A proposta de calendário busca atender o anseio da comunidade, para aproximar o ano civil do escolar o quanto antes — relata Raizer.
Em nota, a UFRGS informou que a proposta de calendário está tramitando no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), órgão que homologa o calendário escolar, e deve ser votada na próxima reunião. O encontro está agendado para o dia 15 de dezembro.
Durante a live, o vice-pró-reitor ainda disse que é possível que o ensino remoto emergencial ainda vigore ao longo do segundo semestre letivo de 2021, ainda que já com a previsão de atividades presenciais. No primeiro semestre letivo de 2022, no entanto, a ideia é que o formato seja totalmente presencial, o que pode mudar, a depender das condições sanitárias naquele momento.