A retomada das aulas presenciais da rede municipal de Santa Rosa, no noroeste do RS, deve começar de forma gradual pelas turmas da Educação Infantil no dia 5 de outubro. Segundo a prefeitura, as salas terão ocupação máxima de 50%, com revezamento de estudantes a cada semana. As instituições particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental até o 4º ano e Ensino Médio poderão retornar às atividades a partir de 21 de setembro.
— Com a permanência em bandeira laranja, a prefeitura optou em começar a volta às aulas de forma gradual. No dia 5 de outubro retornarão à Educação Infantil e os anos de alfabetização, pois há uma consciência que eles são os mais prejudicados no modelo de aulas remotas, sem o contato direto com os professores — avalia o prefeito Alcides Vicini (PP).
A prefeitura orienta que todas as famílias com crianças matriculadas nas turmas de Educação Infantil da rede municipal deverão comparecer na escola entre os dias 21 e 28 de setembro para assinar um termo de responsabilidade e ciência, autorizando enviar ou não a criança ao atendimento presencial. As famílias podem optar em enviar as crianças para atendimento presencial ou seguir com as atividades programadas a distância conforme vem sendo realizado até o momento.
As crianças somente poderão frequentar a escola se o documento estiver assinado pelos pais ou responsáveis.
— O governo municipal apresentou um plano consolidado, gradual, cuidadoso e seguro de volta às aulas presenciais e a distância. Será um retorno gradual de forma a garantir a saúde e a vida de alunos, profissionais de educação e familiares — afirma a secretária de Desenvolvimento Educacional, Maria da Graça Zimmermann.
As crianças não irão perder a vaga caso a família opte por não enviar a criança para a escola até o final deste ano letivo. As escolas municipais de Educação Infantil e turmas de Educação Infantil das escolas municipais de Ensino Fundamental atenderão em dois turnos, com mudanças nos horários:
- Manhã: 8h — 8h30min (entrada) até as 12h (saída)
- Tarde: 13h30min — 14h (entrada) até as 17h30min (saída)
A alimentação seguirá sendo servida aos dois turnos. No caso de matrícula integral, a família deverá retirar a criança na escola até às 12h e poderá retornar entre 13h30min e 14h.
A prefeitura informou ainda que, com suspeita ou confirmação de casos da covid-19, tanto de alunos quanto de servidores, as aulas poderão ser suspensas. O município garante a oferta de equipamentos de proteção individual para as crianças e servidores das escolas.
Rede privada
Nas escolas particulares do município, após uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), ficou definido a retomada a partir do dia 21 de setembro, de forma gradual: Educação Infantil, Ensino Fundamental até o 4º ano e Ensino Médio. A decisão prevê o retorno, desde que seja respeitado o plano de contingência aprovado pelo Centro de Operações de Emergência (COE), de, no máximo, de 50% dos alunos.
Sem definição em Ijuí
Em Ijuí, também no Noroeste, a rede municipal não irá retornar às aulas presenciais em setembro. A informação foi confirmada pelo prefeito Valdir Heck (PDT) nesta segunda-feira (14).
— É muito perigoso você colocar as crianças nas turmas de volta às escolas. Isso significa que precisamos fazer um rastreamento incrível: entra pais, professores, alunos, familiares. Permanecemos num processo de observação e acompanhamento da evolução da pandemia no município — destacou Heck.
Em relação às escolas particulares, presentes em apenas quatro das 11 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Médio, a decisão pela abertura ficará a cargo de cada prefeitura. Em Ijuí, o executivo municipal não pretende permitir a volta às aulas para nenhuma das categorias.