As escolas privadas de Educação Infantil de Lajeado, no Vale do Taquari, e de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, voltarão a receber alunos nesta terça-feira (15). Os municípios integram áreas onde o ensino aos menores pode retornar ao modelo presencial de acordo com o governo do Estado.
Em Lajeado, o cronograma municipal foi confirmado pelo prefeito Marcelo Caumo. Segundo ele, a rede pública infantil vai levar duas semanas a mais para retomar atividades, uma vez que precisa de mais tempo para se adaptar às exigências.
— Vamos retomar a partir de 1º de outubro nas escolas municipais, para alunos de quatro e cinco anos, pois o regramento aos protocolos do Estado precisa ser cumprido. São 22 instituições municipais que trabalham com Educação Infantil. No caso das particulares, essas adaptações são mais rápidas — salientou o prefeito, Marcelo Caumo.
A escola Dente de Leite, em Lajeado, já está recebendo alunos de cinco anos para recreação desde a semana passada. De acordo com a diretora Luciana Nunes, um manual de proteção e cuidados foi elaborado e encaminhado para os pais. Entre as instruções estão limpar os pés no tapete sanitizante, medição da temperatura, aplicação de álcool gel e a troca do calçado. A instituição recebe alunos de quatro meses até cinco anos e 11 meses.
— Vamos iniciar com meio turno para ser o mais cauteloso possível. Temos salas de aula amplas e prontas para receber os alunos. Além disso, a orientação tem sido uma importante ferramenta, desde como caminhar nos corredores até o acesso à instituição — informou.
O trabalho de conscientização dos alunos também apresenta resultados positivos, conforme a diretora:
— Eles sabem respeitar, entendem que não podem abraçar, dar beijo. Nós construímos até uma música da Turma da Mônica onde eles se cumprimentam com os cotovelos.
A previsão é de que cerca de 11 escolas privadas retomem as atividades presenciais nesta terça em Lajeado.
Em Santa Cruz do Sul, as aulas presenciais nas escolas privadas de Educação Infantil também retornarão a partir desta terça-feira. A rede pública ainda não tem previsão de reabertura de pré-escolas e creches. O ensino infantil privado atende mais de 2 mil alunos. O retorno será escalonado, segundo a Secretaria de Educação do município: a primeira autorização valerá apenas para a volta das crianças da pré-escola, de quatro a cinco anos. As creches serão liberadas em um segundo momento.
A escola Paraíso Infantil voltará a receber alunos na quarta-feira (16), pois ainda trabalha na capacitação e orientações aos pais. Antes da pandemia, recebia 65 alunos. Neste retorno, apenas 25 estarão nas dependências da instituição.
— Foi feita uma pesquisa com os pais e demos prioridade aos que mais necessitam, como aqueles que não estão fazendo home office, por exemplo. Mas vamos trabalhar com escalonamento para que quem quiser possa frequentar pelo menos um turno. Na sexta-feira, um infectologista fará uma reunião virtual para tirar eventuais dúvidas dos pais — explicou a proprietária Marguit Morais.
O cronograma estadual de liberação de volta às aulas presenciais começou no dia 8 deste mês, com a Educação Infantil. No dia 21, o governo do Estado permitirá a volta às aulas para os ensinos Médio, Técnico e Superior. Entre outubro e novembro, o calendário estadual autorizará o retorno do Ensino Fundamental.
Ainda que com o aval do governo do Estado para a retomada das aulas presenciais, os prefeitos podem ser mais restritivos e manter suspensas as atividades presenciais de educação em seus municípios, tanto para a rede privada, quanto para a pública.