Como em outros anos, o soar da sirene às 13h levou desespero aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ainda não estavam dentro dos seus locais de prova neste domingo (5). Na PUCRS, em Porto Alegre, muitos participantes perderam a prova por conta de atrasos e distrações. Verner Muguerza, 19 anos, não se conformava com o fato de ter ido buscar uma água na lanchonete ao lado do prédio em que prestaria o exame e, ao voltar, deparou com a porta sendo fechada.
- Vacilei – lamentava o estudante.
Outra estudante de Viamão também encontrou os portões fechados do prédio 11. Ela e outra dezena de participantes entenderam que bastava estar no campus às 13h e não no prédio.
– Entendi que o portão da universidade fecharia às 13h e não o de acesso as salas. Não estou acreditando que perdi – lastimava uma jovem de 17 anos.
Os mais precavidos começaram a entrar nos prédios em busca das salas tão logo os portões foram abertos, ao meio-dia deste domingo. Na porta de cada um deles, despedidas e desejos de boa sorte dividiam o cenário com últimas revisadas no conteúdo. O médico Nazur Vasconcellos fez questão de acompanhar a filha Rafaela, 18 anos, até a porta de acesso ao prédio 11.
– É bom estar perto nesses minutinhos e também relembrar de quando eu passei por isso – comentou.
Neste primeiro domingo de Enem, estão sendo aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. O prazo para conclui-las se encerra às 19h.