O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi neste domingo (5) e já é possível encontrar uma série de comentários e análises dos conteúdos cobrados na internet. Não são poucos os números de relatos nas redes sociais de candidatos que acreditam terem tido um mau desempenho na primeira etapa do Enem 2023. Tendo em vista que os gabaritos oficiais e boletins individuais ainda não foram divulgados, é impossível prever os resultados.
A impressão de não ter atingido uma nota alta pode vir, principalmente, da percepção dos candidatos sobre a prova. Segundo o diretor do Fleming Pré-Vestibular, Adroaldo Lara, as provas de Linguagens e Suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tinham um vocabulário rebuscado e poucas questões com imagens. Esses fatores podem ter feito com que a resolução parecesse mais demorada do que o habitual.
— As provas desse final de semana estavam com um grau de exigência maior, o que pode ter feito os candidatos terem menos acertos do que em edições anteriores. Mas é importante lembrar que a nota da prova é calculada através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração as habilidades necessárias para a resolução de cada item — defende Lara.
A nota do Enem é calculada a partir de modelos matemáticos que buscam analisar os parâmetros discriminação, acerto casual e dificuldade. As questões do Banco Nacional de Itens (BNI) são previamente testadas e, de acordo com o diretor, a dificuldade maior deverá ser considerada na hora de computar as notas para evitar incoerências.
Com isso, é necessário pontuar, também, que a nota não leva em consideração o número de acertos. É natural que os candidatos chequem os gabaritos extraoficiais e simuladores de nota com base nas perguntas respondidas corretamente, mas isso pode variar. Um aluno que acertou 35 questões em uma das provas pode ter uma nota superior ao aluno que acertou 38, por exemplo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar o gabarito oficial até o dia 24 de novembro. Já os boletins individuais de desempenho, com as notas fechadas, devem ser publicados em janeiro do ano que vem.
— Redação e matemática são as provas que mais pontuam no Enem. Logo, do ponto de vista estratégico, o estudante ainda tem uma prova muito importante para realizar. Das cinco provas, restam duas. Ou seja, 40% ainda está por vir. É hora de ter foco total para o próximo domingo — aconselha Lara.
No segundo dia de provas, no dia 12 de novembro, os candidatos deverão realizar as provas de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Segundo a matriz de referência do Enem, gráficos e funções podem estar presentes na prova de matemática, assim como conceitos e cálculos referentes a energia, trabalho e potência poderão fazer parte da outra avaliação.