O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes da vida dos estudantes. Como a avaliação ocorre uma vez por ano, os candidatos buscam se preparar para garantir que não irão se atrasar ou perder a prova. Mas o que acontece se faltar um dia?
Segundo o edital, o não comparecimento nos locais de provas nas datas e nos horários informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) caracteriza ausência do participante. Em algumas situações, o candidato pode solicitar a reaplicação do exame.
Se o participante for acometido por alguma das doenças infectocontagiosas listadas pelo Inep na semana que antecede o primeiro ou segundo dia de aplicação, não é recomendado que ele compareça ao local de prova. Nestes casos, o candidato poderá solicitar a reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de prova, pela página do participante. É necessário enviar um documento que comprove a condição de saúde do candidato. Cada solicitação será analisada individualmente pelo Inep.
No domingo (5) do primeiro dia da prova em 2023, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os estudantes que forem prejudicados pelas condições climáticas no país poderão participar do exame na reaplicação. As novas provas, este ano, ocorrerão nos dias 12 e 13 de dezembro. Ele garantiu que os problemas com a falta de energia elétrica em locais de aplicação de provas, no estado de São Paulo, foram resolvidos.
Em caso de atraso ou não comparecimento por outros motivos, porém, não é possível solicitar a reaplicação. Os estudantes que pagaram a taxa de inscrição não precisam justificar a falta, mas os alunos que tiveram a taxa isentada devem explicar o motivo da ausência no site para não perder o direito à isenção no próximo ano.
— O aluno que perdeu o primeiro dia de prova ainda pode comparecer ao segundo dia e fazer a prova. Mas, neste caso, ele não terá a avaliação completa. A nota não poderá ser usada para a entrar na universidade porque ficará muito afetada — explica o diretor do Fleming Pré-Vestibular, Adroaldo de Lara.
Confira quais doenças dão direito à reaplicação do Enem:
- Tuberculose
- Coqueluche
- Difteria
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae
- Doença meningocócica e outras meningites
- Varíola
- Varíola dos macacos (monkeypox)
- Influenza humana A e B
- Poliomielite por poliovírus selvagem
- Sarampo
- Rubéola
- Varicela
- Covid-19