Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, ainda não foram divulgados. Ao total, 106 municípios gaúchos vão aplicar as provas. Os candidatos inscritos precisam estar atentos para planejar os domingos com antecedência e evitar atrasos ou faltas.
Nesta época do ano, é normal que os estudantes estejam ansiosos para saber onde farão as provas do Enem. Não existe, no entanto, uma previsão para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar a informação. No ano passado, os locais foram publicados no dia 24 de outubro, com as provas seriam realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.
No Rio Grande do Sul, milhares de escolas e instituições de ensino divididas entre 106 municípios gaúchos irão aplicar o exame. Quando divulgado, o candidato poderá conferir o local de prova no cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante. O acesso é feito por meio da plataforma gov.br.
— É importante que o estudante saiba onde é o local de prova, faça o trajeto antes da data. Porque a mobilidade e a localização podem ser dificuldades nos dias de prova. Sempre conto para os alunos do caso do Colégio Protásio Alves que não fica na Avenida Protásio Alves. Às vezes os pais do aluno dizem que sabem onde é o local, mas no dia acabam errando. O candidato deve estar seguro quanto a isso — pontua Adroaldo de Lara, diretor do Fleming Pré-Vestibular.
No edital do Enem 2023, o Inep enfatiza que é de responsabilidade do candidato confirmar a inscrição, a língua estrangeira escolhida e o local de prova. Ainda, o órgão recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição impresso, mas isso não é obrigatório.